Tepco liberta fotografias inéditas de Fukushima

Quase dois anos após o acidente nuclear em Fukushima, no Japão, a companhia de eletricidade responsável pela central, a Tepco, revelou 2145 imagens inéditas tiradas nos meses logo após o acidente.
Publicado a
Atualizado a

As fotos, tiradas pela administradora de Fukushima entre 15 de março e 11 de abril de 2011, revelam ao grande público os piores momentos do desastre no complexo nuclear devastado pelo sismo e tsunami de 11 de março de 2011.

As imagens retratam as diferentes fases dramáticas dos primeiros dias após o acidente. Nuvens cinzentas, edifícios destruídos e inundados, reatores danificados, trabalhadores incrédulos, tentativas para recuperar o controlo da situação. Há também o registo do rastro de destruição da onda de mais de 14 metros que varreu o complexo no nordeste Japão, na costa do Pacífico.

Quase dois anos anos mais tarde, o local, considerado estável desde dezembro de 2011, foi parcialmente limpo e um dos reatores revestido com uma estrutura de proteção.

Mas o cenário exterior não está muito diferente, pois os milhares de trabalhadores concentraram-se em tarefas essenciais, que são invisíveis a olho nu. Podem levar 40 anos para desmontar e limpar o local, com recursos ainda a serem criados.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt