"Tentou fechar as pernas?", pergunta juíza a vítima de violação
Uma juíza espanhola protagonizou um inquérito a uma vítima de violação que está a causar, no mínimo, indignação. "Fechou bem as pernas? Fechou bem os seus órgãos femininos?",questionou a magistrada Maria Del Carmen Molina. A vítima, grávida de cinco meses na sequência dessa violação, considerou as perguntas "humilhantes".
Perante este episódio, a associação de defesa dos direitos das mulheres Clara Campoamor já fez uma queixa ao Conselho Geral do Poder Judicial - correspondente ao 'nosso' Conselho Superior da Magistratura - pedindo a imediata suspensão ou mesmo expulsão da magistrada em causa. "A pergunta é humilhante, ofensiva e degradante", segundo sublinhou Blanca Estrella, presidente da Associação Clara Campoamor. "Demonstra uma falta de profissionalismo, de rigor e de ética pela vítima".
A mulher fez queixa às autoridades do seu companheiro depois de repetidos abusos sexuais e psicológicos. Contou inclusive que "perante estas questões da juíza, fiquei chocada". A vítima recorreu à Justiça de modo a conseguir uma ordem de afastamento judicial contra o companheiro.
"A juíza demonstrou que não considerava credível o testemunho da vítima, questionando-a mas sem permitir que a mesma respondesse", disse Blanca Estrella.
Segundo o "The Telegraph", fonte oficial do Conselho Geral do Poder Judicial assumiu que já confrontou a magistrada com esta queixa, esperando agora a versão dos factos da mesma.