Tempestade Eunice. Reino Unido e Países Baixos em alerta vermelho. "Perigo significativo à vida"
As autoridades britânicas declararam "alerta vermelho" em várias zonas do país, incluindo Londres e os arredores, devido à aproximação da tempestade Eunice, que trará ventos fortes para a região.
O Serviço de Meteorologia Britânico (Met, sigla inglês) emitiu o alerta máximo, com perigo de vida, para o sul do País de Gales, os condados ingleses de Devon, Cornualha e Somerset (oeste), bem como Londres e a área do sudeste inglês.
As outras zonas do país também estão em alerta para ventos fortes e as autoridades decidiram encerrar as escolas e suspender os serviços ferroviários.
As autoridades pediram à população que evite deslocações devido ao perigo de queda de árvores ou outros objetos.
O instituto meteorológico da Irlanda também emitiu um alerta para a tempestade, alertando para "ventos fortes e prejudiciais" e a possibilidade de inundações costeiras no sul.
Está também prevista queda de neve para a Escócia e norte de Inglaterra.
O Governo britânico realizou na quinta-feira uma reunião de emergência da Comissão para as Contingências Civis [conhecida como Cobra, responsável por determinar medidas para situações de emergência nacional] para avaliar os preparativos, ordenando o destacamento do exército para algumas zonas do país, sobretudo no sudoeste de Inglaterra, que podem sofrer inundações ou cortes de energia.
O primeiro-ministro britânico manifestou solidariedade para com os milhares de habitantes que ficaram que ficaram sem energia no norte da Inglaterra devido a uma outra tempestade, Dudley, que também causou condicionamentos nos transportes.
Boris Johnson afirmou aos jornalistas que "o exército está de prontidão" perante a aproximação da tempestade Eunice.
O príncipe Carlos, herdeiro do trono britânico, adiou uma viagem esta sexta-feira ao sul de Gales "no interesse da segurança pública", informou o seu gabinete, e os operadores de transportes anunciaram que todos os comboios no País de Gales foram cancelados.
As empresas de transporte ferroviário já aconselharam os passageiros a não viajar hoje. "Reconsiderem os vossos planos, se tiverem que viajar na sexta-feira" , alertou no Twitter a Network Rail. Mais tarde, reforçou o apelo. "Fiquem em casa hoje e não tentem viajar a não ser que seja absolutamente necessário".
O meteorologista-chefe do Met, Paul Gundersen, disse aos meios de comunicação locais que o aviso "vermelho" "indica um perigo significativo à vida porque ventos extremamente fortes podem causar possíveis danos às estruturas" das casas.
Os aeroportos de Heathrow e Gatwick, em Londres, pediram aos passageiros que verifiquem as suas viagens, pois algumas companhias aéreas estão a cancelar voos devido ao mau tempo.
A companhia aérea holandesa KLM indicou que cancelará pelo menos 170 voos entre Londres e o aeroporto de Amsterdão.
A meteorologista Annie Shuttleworth disse hoje que "as pessoas terão atrasos nos transportes e ainda falta de energia, devendo evitar viajar e ficar em casa quando os ventos atingirem a potência máxima".
Os meteorologistas comparam a força que Eunice, que poderá alcançar rajadas de vento de até 140 quilómetros por hora, com a grande tempestade que o Reino Unido registou em 1990 e com os poderosos eventos climáticos ocorridos nos invernos de 2013 e 2014.
As autoridades neerlandesas também emitiram esta sexta-feira um alerta vermelho para todo o oeste do país devido à aproximação da tempestade Eunice, que já provocou cancelamento de voos, paralisação do tráfego ferroviário, encerramento de escolas e centros de vacinação.
O alerta vermelho foi declarado pelo Instituto Meteorológico Real dos Países Baixos (KNMI) para as regiões de Zeeland, Flevoland, Frísia, Holanda do Norte e Holanda do Sul, bem como na área do Mar de Wadden.
Para o resto do país foi declarado o alerta laranja, com exceção da província de Limburg, na fronteira com a Alemanha e a Bélgica.
As companhias ferroviárias vão paralisar na tarde desta sexta-feira, às 14.00 - horário local (13.00 em Lisboa) -, todo o tráfego de comboios nacional e internacional, embora um horário condicionado já esteja em vigor desde a manhã de hoje.
A recomendação nacional é limitar as viagens, incluindo nas estradas, por razões de segurança, uma vez que "há uma grande possibilidade de queda de árvores, o que pode causar situações perigosas", disse a empresa ferroviária NS num comunicado.
A maioria dos autocarros circulará durante todo o dia, de acordo com as empresas regionais, mas cada rota será analisada para determinar se é segura.
O tráfego aéreo também será afetado pela tempestade e a companhia aérea KLM indicou que haverá uma "operação muito limitada" no aeroporto de Schiphol, em Amsterdão, por isso são esperados cancelamentos e atrasos de voos, tendo sido recomendado aos viajantes que consultem o portal da empresa holandesa antes da partida do seu voo.
O aeroporto de Schiphol já antecipou que haverá centenas de cancelamentos ao longo do dia, incluindo 167 voos suprimidos pela KLM devido à aproximação da tempestade Eunice.
Como a força dos ventos não deve diminuir até a noite de sexta-feira, muitas escolas optaram por encerrar e a maioria dos centros de teste e vacinação contra a covid-19 vão ser encerrados na tarde de sexta-feira, de acordo com a televisão pública dos Países Baixos.