O Banco de Portugal emitiu, esta terça-feira, uma recomendação aos clientes bancários para que verifiquem o seu extrato de comissões, que tem de ser enviado pelos bancos durante este mês de janeiro.."Se tem uma conta de depósito à ordem saiba que, durante o mês de janeiro, deverá receber um extrato de comissões", lembra o supervisor da banca num comunicado..No extrato de comissões, deve constar informação detalhada sobre "a comissão unitária cobrada por cada serviço e o número de vezes que o serviço foi utilizado" bem como o montante total das comissões cobradas para todos os serviços prestados durante o ano anterior..O documento tem ainda de detalhar "a taxa de juro aplicada à facilidade de descoberto, se a tiver contratado, ou a eventuais ultrapassagens de crédito, e o montante total dos juros cobrado" e "a taxa de juro remuneratória aplicada à respetiva conta à ordem, se existir, e o montante total dos juros auferidos"..O Banco de Portugal frisa que o extrato de comissões é enviado pelo banco através do meio de comunicação que foi acordado com o cliente. "Pode receber o extrato pelo correio, por e-mail, através do homebanking ou da app do seu banco. Se o extrato de comissões lhe for enviado por e-mail, a mensagem de correio eletrónico deve conter, no assunto, a expressão "extrato de comissões'", adianta o supervisor..Caso seja disponibilizado através do homebanking ou da app, o banco deve informar o cliente, por e-mail ou por SMS, sobre o local do site ou da app onde pode consultar..Além deste comunicado, o Banco de Portugal disponibilizou, na sua página na Internet, um vídeo com informação sobre o extrato de comissões..Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia