Telefones automáticos entre Lisboa e Brasil
"Os cerca de 250 mil assinantes da rede telefónica de Lisboa e de algumas localidades da linha do Estoril vão ter acesso automático ao serviço telefónico intercontinental, a partir do fim do mês", pode ler-se na primeira página do DN de 27 de janeiro de 1981. A notícia dá conta da inauguração dos "telefones automáticos entre Lisboa e Brasil".
Telefones esses que iam ser estreados pelo presidente brasileiro, o general João Baptista de Figueiredo, uma vez que este se encontrava "de visita oficial a Portugal". A cerimónia decorreria no Palácio de Queluz e teria como interlocutor do lado brasileiro o ministro das Comunicações.
Dois dias antes da ligação com o Brasil ficar pronta, a 1 de fevereiro, ficaria ainda estabelecida a ligação telefónica automática "entre a capital portuguesa e os Estados Unidos".
Segundo o DN daquele dia, "esta medida insere-se num vasto plano de desenvolvimento das telecomunicações internacionais em curso no qual colaboram a Companhia Portuguesa Rádio Marconi e os Correios e Telecomunicações de Portugal".