Tejo a Copo. Prova de vinhos no convento por 3,5€

É já no próximo sábado que acontece a 5.ª edição do Tejo a Copo, iniciativa de acesso livre para degustação "genérica" de vinhos de forma gratuita. Basta comprar o copo oficial. Mas há novidades.
Publicado a
Atualizado a

O Convento de São Francisco, em Santarém, volta a receber este sábado o Tejo a Copo, evento que já vai na 5.ª edição e que é uma mostra de vinhos do Tejo, reunindo 26 produtores.

Trata-se de uma iniciativa de acesso livre que permite a degustação "genérica" dos vinhos de forma gratuita, embora só possível mediante a compra do copo oficial do evento, que custa €3,50.

A organização acrescentou duas novidades. A primeira é a possibilidade de provar vinhos mais exclusivos e, por conseguinte, de um patamar de preço mais elevado, uma modalidade que depende de cada produtor avançar ou não com esta possibilidade, fazendo a seleção do ou dos vinhos em questão.

A segunda novidade é a possibilidade de compra de uma seleção de vinhos presentes no Tejo a Copo 2023, com um preço especial.

O programa do Tejo a Copo volta a incluir "conversas sobre o vinho", conduzidas pelo sommelier e embaixador dos Vinhos do Tejo, Rodolfo Tristão.

No que toca à vertente gastronómica, nesta edição voltam a ser dois os restaurantes representados: o Amassa, com uma cozinha italiana e recentemente aberto por Francisco Calheiros, em Santarém; e o tradicional 150 Gramas, de Pedro Teles, o surfista que, graças a uma dor de costas, virou chefe e proprietário deste e de outro restaurante em Vila Franca de Xira.

Haverá ainda animação musical, com DJ na zona dos produtores e música ao vivo no centro dos claustros do Convento de São Francisco.

A primeira edição do Tejo a Copo com produtores exclusivamente da região foi em 2019 e, na altura, foram 18 os presentes. Nesta edição de 2023, estreiam-se quatro agentes económicos: a ODE Winery, novo projeto de um investidor estrangeiro; o enólogo e produtor Hugo Mendes, cada vez mais empenhado em desenvolver o seu portefólio de Vinhos do Tejo; e as empresas Casal da Fonte e SIVAC. Os restantes 22 produtores são já repetentes.

Esta é a lista de produtores participantes:

Adega de Almeirim

Adega do Cartaxo

Canto do Marquês

Casa Cadaval

Casal Branco

Casal da Coelheira

Casal da Fonte

Casal das Freiras

Casa Paciência

Companhia das Lezírias

Enoport Wines

Escaravelho Wines

Falua

Hugo Mendes

Mouchão do Inglês

ODE Winery

Quinta da Alorna

Quinta da Atela

Quinta da Badula

Quinta da Lagoalva

Quinta da Lapa

Quinta da Ribeirinha

Santos & Seixo

SIVAC

Vinhos Franco

Vinhos Zé da Leonor

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt