Tate tem de devolver quadro roubado pelos nazis
A Tate Gallery, em Londres, terá de devolver uma pintura a óleo de John Constable que foi saqueada a um colecionador húngaro pelos nazis durante a II Guerra Mundial.
A decisão foi tomada por um comité de especialistas nomeado pelo Governo britânico que concluiu que a obra de arte, data de 1824, e chamada Beaching a Boat, foi roubada "entre 1944 e 1945" e retirada da Hungria durante o período da guerra.
"Obrigação moral de devolver" é o que diz o relatório elaborado pelos especialistas. Deverá ser entregue à família do seu proprietário original, que morreu em 1958.
É a primeira vez que a galeria é chamada a devolver uma peça do seu acervo, roubada pelos nazis durante a II Guerra, não ficando a salvo das críticas dos especialistas por não terem conduzido uma investigação aturada sobre a história deste quadro, que chegou ao museu através de uma doação de um colecionador mais velho, em 1986.
O quadro começou por pertencer ao Barão Ferenc Hatvany, pintor e grande colecionador, que o comprou num leilão, em Paris, em 1908. Foram os seus herdeiros que descobriram que a pintura, desaparecida há mais de 50 anos se encontrava na Tate, em Londres, há cerca de dois anos. Seguiu-se uma queixa formal ao Departamento de Cultura, Media e Desporto, que nomeou este comité de sábios para avaliar o caso.
A sua resolução, a favor da família Hatvany foi recebida com entusiasmo, disse a advogada dos herdeiros.