Tal como o mar tolerante e generoso para receber todos os rios, a CIIE partilha o futuro com o mundo todo

Publicado a
Atualizado a

A 4ª edição da China Internacional Import Expo (CIIE) está a decorrer, de 5 a 10 de novembro, em Xangai, como previsto. É a 1ª exposição nacional do mundo que tem como tema "as importações". Ao mesmo tempo, é uma iniciativa pioneira na história do desenvolvimento do comércio internacional e um passo importante da China para apoiar firmemente a liberalização do comércio, a globalização económica e abrir ativamente o seu mercado ao mundo.

Após quatro anos da sua criação, a CIIE não só contribuiu para apresentar o potencial do mercado chinês ao mundo, mas também transformou as exposições em commoditties e expositores em investidores. As quatro principais plataformas, ou seja, compras internacionais, promoção de investimentos, intercâmbios culturais e interpessoais e cooperação aberta, estão cada vez mais visíveis e tornaram a CIIE num produto público internacional partilhado pelo mundo

Nos últimos quatro anos, a CIIE tem promovido as compras internacionais, demonstrado o efeito "comprar do mundo, vender ao mundo" e aumentado os canais para que as empresas internacionais entrem no mercado chinês e desenvolvam a cooperação internacional. Em 2020, de acordo com as regras de prevenção e controlo da Covid-19, a CIIE foi realizada em formato híbrido, reunindo 674 expositores e 1351 compradores, alcançando um total de 861 intenções de cooperação e um total de 72,62 mil milhões de US dólares de transações intencionais, o que significa um aumento de 2.1% em relação à edição anterior. É evidente que, o mercado chinês tem-se tornado um mercado mundial, um mercado partilhado e um mercado de todos.

Nos últimos quatro anos, a CIIE estimulou o investimento estrangeiro. Delegações de vários países estão a procurar oportunidades de investimento na China, por meio da CIIE, e um grande número de empresas da lista das Global Fortune 500 e as vanguardas dos diversos setores também assinaram acordos de cooperação, assim como, as empresas de alguns países, assinaram acordos de cooperação de investimento com províncias, regiões autónomas e municípios chineses. Não há dúvidas, que a CIIE forneceu uma nova plataforma para as organizações internacionais e as empresas multinacionais poderem entrarem na China e negociarem a cooperação na área do investimento.

Nos últimos quatro anos, a CIIE melhorou o intercâmbio cultural e interpessoal. O lado chinês tem realizado exposições de património cultural imaterial, de marcas tradicionais chinesas, de ruas pedestres nacionais, do turismo chinês e de projetos com imagens gerais, enquanto os lados dos países estrangeiros também mostram a sua cultura tradicional, as características regionais e as indústrias mais competitivas. Assim, os intercâmbios interpessoais desempenham um papel único na promoção das relações interpessoais e constroem uma plataforma para a promoção de intercâmbios amigáveis entre os povos de todos os países.

Nos últimos quatro anos, a CIIE aprofundou a cooperação aberta. Através desta feira, a China e outros países do mundo estão a discutir, em conjunto, novas ideias para reformar o sistema de governança global económica, salvaguardando conjuntamente, o livre comércio e o sistema de comércio multilateral, promovendo a construção de uma economia mundial aberta e construindo uma comunidade com um futuro para a humanidade, por conseguinte, as ações práticas têm promovido um "coro" da cooperação aberta de todos os países.

A 4º edição da CIIE superou o incómodo causado pelo novo coronavírus aos fluxos internacionais e está a ser realizada em formato híbrido, numa escala maior e com atividades mais ricas. Este ano, conta com 58 países e 3 organizações internacionais e 3000 expositores de 127 países e regiões. O número de países e de empresas superou o número anterior. Entre eles, as 500 maiores empresas do mundo e as vanguardas dos diversos setores voltaram à CIIE, visto que a taxa de retorno dessas empresas ultrapassa os 80%. Os compradores nacionais e internacionais inscreveram-se ativamente, formaram-se 39 delegações comerciais e 599 subgrupos, estando inscritos na reunião relativamente à realização de aquisições profissionais. Além da Feira principal, o Fórum Hongqiao organizará 12 sub-fóruns e um lançamento de relatório e seminário internacional. Além disso, serão realizadas mais de 500 atividades presenciais, com conteúdos ricos e diversas atividades de apoio, de intercâmbio cultural e interpessoal e importantes atividades de stand, que refletem totalmente o conceito de governança global baseado em princípio de ampla consulta, contribuição conjunta e benefícios partilhados e o espírito de cooperação aberta da CIIE. A 4ª edição da CIIE foi realizada conforme programado, demonstrando o compromisso e a firmeza da China em expandir a abertura para um nível mais alto , bem como, a responsabilidade de um grande país responsável, que certamente irá "injetar nova energia cinética" para a recuperação da economia mundial.

Como "velho amigo" da China International Import Expo, Portugal participou em quatro sessões consecutivas. Nas três primeiras sessões, a área total de exposição das empresas portuguesas ultrapassou os 600 metros quadrados. Portugal criou este ano um pavilhão nacional online na CIIE para apresentar a imagem de Portugal, com os produtos de qualidade e a "vitalidade do mercado". Esperamos ver o encanto e a elegância de Portugal na CIIE e esperamos também que mais empresas portuguesas venham conhecer a CIIE no futuro, abraçando o grande mercado chinês e partilhando as oportunidades trazidas pelo desenvolvimento da China através da CIIE.

Tal como o mar é tolerante e generoso para receber todos os rios e a grandeza e tolerância são uma virtude. A China abre seus braços para fornecer a todos os países mais oportunidades de negócios, de investimento, de crescimento, contribuindo para a realização do desenvolvimento comum de toda a humanidade.

Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Popular da China em Portugal

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt