Tabaco de enrolar mais caro que um maço de cigarros

Associação Europeia da Indústria do Tabaco diz que contrabando vai aumentar e receitas fiscais para o Estado vão diminuir.
Publicado a
Atualizado a

Se o Orçamento de Estado para 2015 avançar como está, o tabaco de enrolar ficará, pela primeira vez em Portugal, mais caro que um maço de cigarros. Em causa está a proposta de imposto de 135 euros por cada quilo de tabaco de enrolar que, nas contas da Associação Europeia da Indústria do Tabaco (ESTA), deixarão 20 cigarros ( mesmo que leva um maço) a custar 4,75 cêntimos enquanto que um maço custará 4,10.

"Os consumidores procuram soluções mais baratas e que vimos acontecer nos países que aumentaram muito os impostos foi o aumento do contrabando e da compra de tabaco além fronteiras, que não traz receitas para o Estado. As grandes subidas levam à distorção do mercado e abre espaço para estas duas alternativas", defendeu o secretário-geral da ESTA, Peter van der Mark, que está em Lisboa para reunir com os partidos políticos para alertar para as consequências do aumento do imposto.

Dão como exemplo Espanha, em que o valor do imposto é de 50 euros por quilo e que poderá levar as pessoas a irem comprar além fronteiras. Peter van der Marck afirma que o Estado vai perder 34,8 milhões de euros de receita fiscal. Valor a que juntam mais 13 milhões de euros com o agravamento do imposto sobre as cigarrilhas com filtro (o produto mais barato no mercado).

Estimam que a redução do consumo venha a ser 70%, seguindo a tendência de quebra dos dois últimos anos. "É preciso ter um bom entendimento do mercado para se saber até onde se pode ir. A nossa proposta é que o Governo não faça nada e veja os efeitos das alterações promovidas no ano passado antes de promover novas alterações. Queremos participar num plano alargado, sabendo que todos os Governo vão aumentar os impostos", disse o secretário-geral.

Contestam ainda o acréscimo do imposto, referindo que este não é um produto acabado e que por isso não deve ter uma taxa tão alta como os cigarros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt