Swatch Santini. O sabor que faltava
A partir de agora quem entrar nas geladarias Santini, da mais a norte (Porto) à mais a sul (Faro), passando pela original, em Cascais, e as sucessoras, em Lisboa, vai poder encontrar o relógio Swatch Santini, uma parceria da relojoeira suíça com a geladaria fundada por um italiano em Portugal. E também o sabor especial, concebido para esta ocasião.
Eduardo Santini, neto do fundador e hoje administrador da empresa, conta que é amizade que as duas marcas em Portugal. Recua 1998 para lembrar a primeira de todas as parcerias entre ambas. "Um dos primeiros relógios que tivemos em exposição na loja de Cascais foi o da Expo", lembra. Há um ano começaram a pensar neste encontro, atrasado por culpa da do costume - a pandemia de covid-19 - mas agora concretizado. O resultado chegará às lojas esta quinta-feira, primeiro dia de julho.
O lançamento aconteceu esta quarta-feira, na loja do Chiado, um espaço que ressurgiu de cara lavada entre confinamentos. Nesta loja, como em outras, há algo de especial que a torna única - aqui é a pequena fábrica de fazer cones, "para as pessoas verem como fazemos", conta Eduardo Santini.
"É um orgulho ver uma empresa como a Swatch, divertida, com muita imaginação, jovem, querer fazer algo connosco, não fazem isto com toda a gente. Julgo que somos das poucas empresas que tiveram uma edição especial com a Swatch", diz Eduardo Santini.
O relógio - vermelho e branco, com riscas e gelados - poderá ser visto em versão XL, com 2,20 metros de altura e adquirido no local (60 euros). Mas há mais. Especialmente para a ocasião, foi criado um sabor Swatch, "que todos aqui na produção gostaram", conta, ao telefone com o DN, a partir da fábrica de gelados. O sabor une chocolate branco e chocolate negro. "Achámos que seria uma boa conjugação: o doce e aveludado do chocolate branco em contraste com o amargo do chocolate negro", afirma.
Segundo Eduardo Santini, "é uma recriação da Marabunta", um sabor de nata e chocolate, clássico da geladaria, criado pelo avô, Attilio, que abriu a primeira loja no Tamariz, Estoril, em 1949, no tempo em que muitas cabeças coroadas da Europa faziam de Cascais o seu refúgio. Onze anos depois de abrir a primeira geladaria na praia, a loja Santini abre portas no edifício São José, no centro de Cascais, ao lado do cinema. Quando passaram o filme "Marabunta" (The Naked Jungle, de 1954), Santini decidiu renomear o sabor do gelado. A película saiu de cartaz e o cinema também já não existe, mas a marabunta ficou e agora - é sinónimo de nata com pepitas de chocolate negro.
O sabor Swatch compete com outro recentemente chegado ao balcão das lojas: cereja do Fundão, um clássico desta época do ano, disponível em todas as lojas (ainda que limitado ao stock existente).