Suspeita de ébola no Barreiro transferida para Lisboa. Análises já estão a decorrer
Uma mulher deu esta sexta-feira entrada no Hospital do Barreiro com "fortes suspeitas" de ter contraído o vírus ébola, segundo confirmou ao DN fonte da administração.
"Estamos a tratar a situação de acordo com o que está previsto no protocolo", avançou a mesma fonte, revelando ainda que a doente foi transportada para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa.
Às 18h00, o Instituto Ricardo Jorge, organismo de referência nacional para fazer as análises de despiste ao ébola, recebeu as amostras recolhidas à doente suspeita. Os resultados demorarão cerca de quatro ou cinco horas, prevendo-se por isso que ainda hoje se confirme ou não a infeção com ébola.
Segundo apurou o DN, a paciente, que não fala português e terá cerca de 30 anos, terá revelado que esteve na Guiné-Conacri, considerando os médicos do Centro Hospitalar do Barreiro e Montijo que os sintomas exibidos "são fortes indicadores" da presença do vírus.
Caso se confirme, será o primeiro caso de ébola em Portugal, embora as autoridades de saúde prefiram aguardar pelos exames pois nos últimos meses já foram reportados oito casos que deram negativo, recordando como ao longo deste mês as vítimas do ébola voltaram a aumentar na Guiné- Conacri.