Surpresa. Pandas gémeos nascem no zoo de Washington
Foi na semana passada que os tratadores do Smithsonian National Zoo, em Washington, nos Estados Unidos da América, descobriram que a panda Mei Xiang estava grávida. A fêmea é uma das atrações do jardim zoológico, um dos quatro que, nos Estados Unidos, acolhe pandas por empréstimo da China.
A espécie, uma das mais ameaçadas do mundo, tem grandes dificuldades para conceber em cativeiro: as fêmeas são férteis apenas dois ou três dias por ano, o que explica a reduzida taxa de reprodução. Na China, restam cerca de 1800 pandas nos seus habitats naturais, daí que a notícia da gravidez de Mei Xiang, que já tem dois descendentes, tenha sido recebida com surpresa e muito entusiasmo.
Os dois pandas bebés nasceram sábado e logo que a notícia chegou ao público as câmaras que o Smithsonian National Zoo diponibiliza com emissão online em direto, a partir das instalações dos pandas, deixaram de emitir, tal foi a sobrecarga de utilizadores que tentaram assistir às primeiras horas dos gémeos, conta a BBC. Este domingo, ao que parece, o bloqueio mantém-se. Mas o momento do parto ficou gravado.
[youtube:JnXDXjcfllQ]
A primeira cria nasceu pelas 17:35, hora local - mais cinco horas em Lisboa - e a segunda pelas 22:07, avançou a AP. Segundo os veterinários do zoo, estão bem e são saudáveis, pesam cerca de 85 gramas cada uma, mas só daqui a alguns meses deverão ser apresentadas ao público. A primeira cria de Mei Xiang, que tem 17 anos, nasceu em 2005 e regressou à China em 2010. A segunda, Bao Bao, faz dois anos este domingo e ainda vive no zoo com a mãe, mas foi preciso esperar cinco meses para a ver.
Também não será possível saber em breve se as crias são machos ou fêmeas nem quem é o pai, uma vez que foram utilizadas amostras de dois pandas para inseminar artificialmente Mei Xiang.