Surfista atacado por tubarão defende a espécie ameaçada
Segundo a BBC, Kathrein surfava na costa californiana, no ano de 1998, quando um tubarão branco o atacou e o puxou para debaixo de água. O surfista teve de lutar com o tubarão para que este libertasse a sua perna direita, que estava presa na mandíbula do animal.
Na reportagem realizada pela BBC, podemos assistir ao relato do surfista:
[youtube:vSTbmDeqEso]
Apesar dos tubarões brancos não interessarem aos pescadores comerciais nem à pesca desportiva, desde 1994, a espécie continua ameaçada. Os ambientalistas estimam que apenas 340 tubarões subsistem no Pacífico norte-ocidental.
Depois de ter sobrevivido ao ataque do tubarão branco, Jonathan Kathrein publicou vários livros acerca da sua experiência e das muitas ameaças às quais os tubarões estão sujeitos. Para além dos livros publicados, Kathrein dá várias palestras, onde apela à proteção dos tubarões. Em 2005 criou a Fundação Future Leader for Piece, com o objetivo de ensinar as crianças a terem uma atitude positiva. Segundo o californiano ter pensamento positivo ajuda as pessoas a ultrapassarem as várias dificuldades e barreiras da vida, dando o seu próprio caso como exemplo.
Este mês, o estado da Califórnia acrescentou o tubarão branco à sua lista de animais protegidos.