Superbrands 2023: marcas portuguesas reforçam presença

Há cada vez mais marcas nacionais referenciadas de forma espontânea pelos consumidores entre as 47 vencedoras da 19.ª edição da iniciativa. Diário de Notícias distinguido há mais de dez anos consecutivos. Refood recebe prémio especial Solidariedade.
Publicado a
Atualizado a

O Museu do Oriente recebeu ontem a 19.ª edição da Gala Superbrands, que distingue as marcas mais referenciadas pelos consumidores, apuradas através de um estudo desenvolvido pela consultora de market intelligence, AMINT. Perante uma plateia composta por mais de três centenas de profissionais foram anunciadas as 47 Superbrands que se destacaram nas três áreas avaliadas pelo estudo: marcas em geral, fruto de referenciação espontânea; marcas Corporate, referenciadas no segmento empresarial; e marcas nacionais, a área em que mais marcas cresceram este ano.

"Há cada vez mais referências a marcas portuguesas, o que significa que as marcas de raiz nacional estão a chegar cada vez mais à cabeça e ao coração dos consumidores", disse ao DN Pedro Diogo Vaz, senior partner da Superbrands Portugal. De entre as novas marcas nacionais que ganharam a distinção Superbrands estão a Padaria Portuguesa, a Caetano Auto, a Cavalinho, a Elis, a Gazela, a Izidoro, a Maxmat, a MO, a Perfumes & Companhia, e a Vulcano.

O Diário de Notícias foi, uma vez mais, uma das Superbrands distinguidas, um reconhecimento recorrente ao longo da última década, em que a marca do Global Media Group marcou presença em todas as edições desta iniciativa. A distinção foi recebida por Rosália Amorim, diretora da TSF e ex-diretora do jornal.

Já o prémio especial da noite -- Superbrands Solidária/RTP, que desde há 11 edições reconhece projetos e instituições de caráter social com impacto na comunidade --, foi atribuído à Refood - Aproveitar para Alimentar. O projeto, fundado por Hunter Halder, tem como missão resgatar alimentos e alimentar as pessoas, com a participação ativa da comunidade local. Este movimento, que chegou a Portugal há 12 anos, tem um impacto diário na vida de milhares de pessoas, conta com cerca de 7500 voluntários, 2500 parceiros, e assegura mais de 150 mil refeições mensais.

É a personalidade nacional com maior número de seguidores - mais de meio milhão - nas redes sociais, a seguir a Cristiano Ronaldo, e um fenómeno de popularidade. Nesta edição da Gala Superbrands, a administradora-executiva e diretora de entretenimento e ficção da Media Capital Digital foi eleita Personalidade de Excelência na categoria Empresário/Gestor, depois de uma votação aberta ao público. Cristina Ferreira foi igualmente incluída no ranking das 100 mulheres mais poderosas do país pela revista Sábado, em 2022, e voltou a estar em 2.º lugar no estudo Figuras Públicas e Digital Influencers da Marktest Consulting.

"Durante muito tempo não tive a noção de que era uma marca, apesar de me dizerem, porque sempre quis apenas colocar a minha personalidade em tudo o que faço", disse em palco.

Mas os portugueses escolheram ainda mais três Personalidades de Excelência através da plataforma de votos que recolheu mais de 27 mil participações. A Influencer mais votada pelo público foi a atriz Rita Pereira, que conta com mais de 3 milhões e 400 mil seguidores nas redes sociais, já foi considerada a maior influenciadora digital em Portugal, e que é, há seis anos consecutivos, considerada uma das 25 Mulheres Mais Influentes de Portugal, pela revista Executiva.

Na área Chef de Cozinha, Francisco Martins, mais conhecido por Chef Kiko foi o escolhido pelos portugueses. Presença assídua em programas de televisão, gere atualmente sete restaurantes e deixou para trás a formação em marketing para abraçar a paixão pela cozinha. "Já me chamaram muita coisa, mas personalidade de excelência é a primeira vez", afirmou o chef que, à margem da cerimónia, confessou que não se vê como uma marca, mas como alguém que cria experiências que sejam memoráveis para os consumidores.

Já na categoria de Locutor de Rádio, o prémio foi entregue a Vasco Palmeirim, profissional de rádio e da televisão. "Feitos ao Bife" na RTP foi o primeiro programa que apresentou, seguindo-se "Sabe ou não sabe" durante cinco temporadas. Está atualmente na RTP aos sábados, com o programa Taskmaster, conduz diariamente o programa de cultura geral Joker, e apresenta as Manhãs da Comercial na Rádio Comercial.

Recorde-se que as marcas reconhecidas como Superbrands não são selecionadas através de candidatura, mas por intermédio de um processo de seleção composto por duas fases. Uma primeira, em que as marcas são referenciadas espontaneamente pelos consumidores no decurso do Estudo ao Consumidor feito pela AMINT e, numa segunda fase, as marcas com maior referenciação, são avaliadas pelo Conselho Superbrands, um conjunto de 15 profissionais convidados anualmente, oriundos de diversas áreas de atividade. "Cada uma das partes do processo tem um peso equitativo nos cálculos finais", explica Pedro Diogo Vaz.

Este ano, e pela primeira vez, as marcas distinguidas receberam os seus prémios em NFT (non-fungible tokens), ou seja, um certificado que concede um direito exclusivo a quem o criou ou comprou. Pedro Diogo Vaz anunciou igualmente que serão atribuídos 20 prémios a cada marca de forma que sejam distribuídos pelas equipas envolvidas neste projeto. "Não podemos esquecer que para as marcas chegarem à mente e ao coração dos consumidores dependem sempre de um trabalho de equipa", reforçou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt