Super Lua 'encheu' o céu

Este domingo a Lua subiu no horizonte, cheia e luminosa, colorida de tons de laranja, um pouco maior do que é costume, devido à proximidade com a Terra - atingiu o perigeu.
Publicado a
Atualizado a

Para os fotógrafos, foi uma oportunidade para captar imagens originais e festivas, como estas. Em Lisboa, a colina do castelo e as nuvens foram o cenário da Lua cheia que muitos quiseram ver e fotografar. Em Malta, houve quem a visse erguer-se por detrás das torres da catedral de Mdina e em Sydney, este anónimo aproveitou para fazer um selfie. O fotógrafo não perdeu a oportunidade de fazer a imagem.

Esta foi a segunda do ano - a primeira ocorreu a 12 de julho e a próxima vai acontecer a 9 de setembro - e é também a mais expressiva de todas.

As super luas ocorrem quando a fase de lua cheia coincide com a passagem da Lua, na sua órbita de 27,32 dias em torno da Terra, no ponto mais próximo entre os dois astros. Nestas ocasiões o disco lunar surge maior no céu. O contrário também é verdade: quando a lua cheia ocorre na passagem do ponto mais distante da Terra, o apogeu, o disco lunar surge também um pouco mais pequeno no céu.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt