Suinicultores bloqueram autoestrada do Norte em Alhandra
Os suinicultores que protestaram na sexta-feira em Lisboa bloquearam ao final da noite a circulação na Autoestrada do Norte, na zona de Alhandra, confirmou à Lusa fonte da GNR.
O bloqueio ocorreu pelas 23:50 de sexta-feira no quilómetro 16 da A1, no sentido Sul/Norte, impedindo a circulação nas vias direita e central, permitindo apenas o trânsito automóvel na via esquerda, segundo a GNR.
De acordo com a mesma fonte, o movimento foi retomado e o trânsito, cerca das 00:10, estava "a prosseguir em marcha lenta".
Com cerca de 300 camiões, suinicultores do país inteiro deslocaram-se na sexta-feira para Lisboa para protestarem em frente ao Ministério da Agricultura, pedindo ajuda para um setor que dizem estar "à beira do colapso".
"Cansaço e desespero"
O porta-voz dos suinicultores que protestaram na sexta-feira em Lisboa, João Correia, atribuiu hoje a tentativa de corte na Autoestrada 1 ao cansaço e ao desespero.
"O cansaço é muito, o desespero é maior ainda e, de alguma maneira, tentam fazer-se ouvir", afirmou à agência Lusa João Correia. "Neste momento, já voltamos a circular, mas não posso garantir que não cortem as três vias. Neste momento, não consigo dar garantias de nada", afirmou à agência Lusa João Correia.
A concentração desta sexta-feira, que foi organizada pelo gabinete de crise dos suinicultores, grupo de trabalho criado no final do ano passado, quis manter este protesto em segredo, mas os camiões acabaram por ser intercetados pela polícia à entrada dos principais eixos da cidade.