Submarino indónesio desaparece com 53 pessoas a bordo
O chefe das forças militares indonésias, Hadi Tjahjanto, disse esta quarta-feira, que o submarino KRI Nanggala 402 foi dado como desaparecido num exercício de treino, de acordo com o jornal britânico The Guardian.
Hadi Tjahjanto explicou que a Marinha já enviou vários navios para fazer buscas na área, incluindo um navio de pesquisa hidrográfica, e pediu ajuda aos países vizinhos, Singapura e Austrália, que possuem submarinos de resgate.
Órgãos de comunicação locais indicam que a marinha indonésia acredita que o submarino poderá ter-se afundado a uma profundidade de 700 metros (2300 pés).
O ministério da defesa disse que o submarino perdeu contacto após ter recebido autorização para mergulhar. A mesma fonte indicou ainda que um helicóptero avistou, mais tarde, um derramamento de óleo perto da posição inicial do mergulho.
O submarino, de fabrico alemão, está ao serviço da marinha indonésia desde 1981 e estava a ensaiar um exercício de lançamento de mísseis que iria acontecer esta quinta-feira.