Steven Spielberg confessa que sofre de dislexia

O realizador assegura que os filmes foram a sua forma de escape a um problema que lhe foi diagnosticado apenas há cinco anos.
Publicado a
Atualizado a

O cineasta falou pela primeira vez do seu problema numa entrevista com Quinn Bradlee. Spielberg explicou que desde pequeno sentiu problemas de aprendizagem; demorou mais dois anos que o resto dos seus colegas a aprender a ler, no entanto os seus pais fizeram tudo para o apoiar nessa fase, conta. O realizador assegura que sabia que era diferente dos outros, só "não sabia como o chamar".

Nos anos 50, a deteção da dislexia nas crianças não estava tão avançada como hoje. "Os meus professores não entendiam porque é que eu ia tão atrasado em relação ao resto da minha turma e falaram com os meus pais, recorda". "Mas naquela época não havia programas, não haviam livros sobre dislexia".

Spielberg diz que aprendeu a lidar com os problemas de forma criativa: "nunca me senti como vitima, mas os filmes ajudaram-me muito, livraram-me da vergonha, da culpa. Fazer filmes foi a minha forma de escape".

O realizador revela ainda que as suas dificuldades de aprendizagem" inspiraram o filme de 1985 Os Goodies, já que Spielberg se referia ao seu grupo de amigos de infância como "o esquadrão Goon".

No final, o realizador deixa ainda um conselho final às pessoas que descobriram que são disléxicas na idade adulta. Para as crianças, que se perguntam, como ele, porque é que as letras não encaixam no sitio certo, Spielberg diz que "é mais comum do que se imagina, não estão sozinhos".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt