Sporting regressa às vitórias antes das eleições

Autogolo de Amoreirinha e penálti de Labyad permitem ao Sporting regressar às vitórias em Alvalade, dois meses depois. Leões permanecem no 10.º lugar antes da visita a Braga.
Publicado a
Atualizado a

O Sporting regressou às vitórias em Alvalade, dois meses depois, naquele que foi o último jogo dos leões antes das eleições para a presidência do clube, agendadas para 23 de março. Um autogolo e um penálti ditaram o triunfo por 2-1 sobre o Vitória de Setúbal, que permite aos leões ficar provisoriamente a apenas três pontos do quinto e último lugar de acesso às competições europeias.

Na sua versão mais rematadora da época (25 remates, mas apenas sete à baliza), o Sporting até ameaçou construir um triunfo dilatado, mas a falta de pontaria na hora de finalizar limitou os leões a uma vitória tangencial, antes da visita a Braga (a deslocação seguinte será ao Estádio da Luz). Os leões, porém, não precisaram de atirar à baliza para inaugurarem o marcador.

Decorria o minuto 16 quando Amoreirinha, na tentativa de evitar que Van Wolfswinkel finalizasse o cruzamento de Cédric, desviou a bola para a própria baliza. Os leões, empolgados pelo golo e a apostar muito nos remates de longa distância, ampliaram a vantagem cinco minutos depois: Eric Dier, que minutos antes tinha sido empurrado na grande área, "conquistou" um penálti à segunda tentativa e Zakaria Labyad (uma das melhores exibições desde que chegou a Alvalade) aproveitou para fazer o 2-0.

Os sadinos somaram a terceira derrota consecutiva, mas criaram vários lances de perigo em Alvalade, sobretudo através do talentoso extremo Pedro Santos (que o Sporting de Braga já tratou de contratar). O atacante português, num dos vários lances de perigo que criou, assistiu Makukula para um cabeceamento certeiro do ponta-de-lança, aos 34 minutos. O Sporting tentou resolver o jogo ainda no primeiro tempo, mas Labyad acertou no ferro (34') e Diego Capel, talvez o melhor em campo do lado leonino, cabeceou ao poste (40').

Van Wolfswinkel teve diversas ocasiões para "matar" o jogo, mas revelou-se excessivamente perdulário no ataque e isso quase saiu caro aos leões: Jorginho teve nos pés uma grande ocasião para empatar o jogo, mas o remate com o calcanhar foi ao poste. Os sadinos ainda desperdiçaram mais duas boas oportunidades, mas os leões acabaram por justificar um triunfo que os mantém na corrida europeia... se a UEFA não excluir o Sporting devido aos problemas financeiros que assombram Alvalade. A equipa leonina mantém o 10.º posto, provisoriamente em igualdade com o Nacional (27 pontos), enquanto os sadinos ficam na 11.º posição, com menos quatro pontos.

Filme do jogo:

90+4' Final do jogo!

90' Quatro minutos de compensação em Alvalade...

86' Substituição no Sporting. Saiu Bruma e entrou Jeffrén.

85' Remate de longe de Pedro Santos, sem perigo para o Sporting.

83' Joãozinho tentou assistir Van Wolfswinkel, mas a defesa sadina limpou o lance.

81' Jorge Luiz falha por pouco! O central antecipou-se a Rui Patrício após um pontapé de canto, mas cabeceou por cima do alvo. Uma enorme perdida para os sadinos.

79' Os leões conseguiram bater o recorde de remates em Alvalade nesta época. Já levam 24, mas apenas sete enquadrados com a baliza. O Vit. Setúbal fez 11 remates, quatro à baliza.

76' Substituição no Sporting. Saiu Diego Capel e entrou André Carrillo.

75' Substituição no Vit. Setúbal. Saiu José Pedro e entrou Paulo Tavares.

73' Cristiano desperdiça! O ex-atacante do Sporting conseguiu isolar-se, mas o remate à entrada da área saiu ao lado do alvo.

72' Remate de Rinaudo, à figura de Kieszek.

71' Substituição no Vit. Setúbal. Saiu Makukula e entrou Cristiano.

69' Substituição no Sporting. Saiu Zakaria Labyad e entrou Adrien Silva.

67' Cruzamento perigoso de Diego Capel, mas Van Wolfswinkel, "entalado" pelos centrais, não conseguiu cabecear para a baliza.

65' Kieszek desvia o remate de Capel para canto, após o espanhol ter deixado dois adversários para trás.

62' Jorge Luiz, na sequência de um livre, não consegue enquadrar o cabeceamento com a baliza.

59' Vit. Setúbal acerta no poste! Desvio de calcanhar de Jorginho, mas a bola bateu em cheio no poste.

57' Lance de grande perigo na grande área do Vitória de Setúbal. Valeu o corte de Amoreirinha, quando a bola se dirigia para a baliza.

55' Remate em arco de Van Wolsfwinkel, ao lado do alvo.

53' Diego Capel entrou na grande área e rematou, mas a bola saiu fraca e ao lado do alvo.

51' Substituição no Vit. Setúbal. Saiu Bruno Gallo e entrou Nélson Pedroso.

49' Labyad remata de fora da área, para Kieszek encaixar, depois de Van Wolfswinkel não ter conseguido encontrar espaço para atirar à baliza.

46' Início da segunda parte! Bola para o Sporting.

45+3' Intervalo em Alvalade.

45+2' Vit. Setúbal quase marcava! Amoreirinha tentou o remate duas vezes na grande área, mas na primeira tentativa Tiago Ilori evitou que a bola fosse para a baliza e na segunda o remate saiu ao lado.

44' O Sporting já rematou 13 vezes, mas apenas três à baliza (golo de penálti e duas bolas no poste), tantas quanto o Vitória de Setúbal em quatro tentativas.

42' Que perdida de Van Wolfswinkel! O cruzamento de Bruma "só" pedia que Van Wolfswinkel encostasse o pé, mas o holandês não conseguiu acertar bem na bola.

40' Sporting acerta outra vez no poste! Excelente cruzamento de Cédric para Capel, que com um belo gesto técnico acertou em cheio no ferro; na recarga, Van Wolfswinkel "só" tinha que encostar, mas tropeçou na bola.

39' Bruma cria perigo. O jovem atacante entrou na pequena área e tentou o remate, mas Jorge Luiz evitou que a bola fosse para a baliza.

38' Kieszek desvia para o poste! Excelente jogada de Zakaria Labyad, que deixou para trás quatro (!) opositores antes de entrar na grande área e rematar em arco, mas o polaco Kieszek fez uma excelente defesa e levou a bola a bater no ferro.

36' Labyad tentou isolar Van Wolfswinkel, mas Pedro Queirós evitou que o holandês pudesse rematar.

33' GOLO DO VITÓRIA DE SETÚBAL! MAKUKULA FAZ O 2-1! Excelente golpe de cabeça do avançado, após um bom cruzamento de Pedro Santos. Makukula cabeceou entre os centrais do Sporting, que ficaram "pregados" ao relvado, num lance em que Joãozinho não "fechou" bem o flanco.

32' Cabeceamento de Pedro Queirós, após livre de José Pedro, para Rui Patrício segurar.

30' Sporting com 60% de posse de bola, mas a desperdiçar vários lances de ataque com muitos remates desenquadrados com o alvo.

27' Jorge Luiz desperdiça. Cabeceamento do central brasileiro, desenquadrado com o alvo, quando estava em boa posição.

25' Diego Capel remata por cima do alvo. Foi o oitavo remate do Sporting, mas apenas um - penálti de Labyad - foi à baliza.

24' Remate rasteiro de Pedro Santos, para Rui Patrício segurar.

23' Remate forte de Rinaudo, mas ao lado do alvo.

21' GOLO DO SPORTING! ZAKARIA LABYAD FAZ O 2-0! Bola para um lado, Kieszek para o outro.

20' Penálti para o Sporting! Assinalado com dois minutos de "atraso", mas à segunda Eric Dier conquistou mesmo o penálti, após ter sido derrubado por Ney Santos, que vê o cartão amarelo.

20' Cruzamento perigoso de Bruma, mas Amoreirinha impediu o cabeceamento de Van Wolfswinkel.

18' Eric Dier foi empurrado na grande área, mas Marco Ferreira não assinalou a falta que daria lugar a uma grande penalidade.

16' GOLO DO SPORTING! AMOREIRINHA FAZ O 1-0! Autogolo do central português, que acabou por "trair" Kieszek na tentativa de evitar que o cruzamento de Cédric Soares chegasse a Van Wolfswinkel. Os leões ganham vantagem sem terem feito, ainda, um remate enquadrado com a baliza.

13' Marcos Rojo, na sequência de um canto, volta a atirar ao lado do alvo.

10' Cruzamento perigoso de Pedro Santos, mas Makukula não apareceu no caminho da bola.

9' Tentativa de remate de Marcos Rojo, contra um defesa dos sadinos.

8' Labyad e Rinaudo tentaram os primeiros remates da partida, mas falharam o alvo.

6' Cédric Soares conquista o primeiro pontapé de canto do jogo, após investida pelo lado direito.

5' O ponta-de-lança holandês parece estar recuperado e continua em campo.

3' Van Wolfswinkel fica com muitas queixas, após choque com Jorge Luiz. Esteve um minuto estendido no relvado até à entrada da equipa médica.

1' Marco Ferreira apita para o início do jogo! Bola para o Vitória de Setúbal, após cumprido um minuto de silêncio - transformado, como já é habito, em aplausos - em memória de João Rocha.

SPORTING: Rui Patrício; Cédric Soares, Tiago Ilori, Marcos Rojo, Joãozinho; Rinaudo, Eric Dier; Bruma, Zakaria Labyad, Diego Capel; Van Wolfswinkel. Suplentes: Marcelo Boeck, Fokobo, Adrien Silva, Jeffrén, André Carrillo, André Martins e Gaël Etock.

VITÓRIA DE SETÚBAL: Kieszek; Pedro Queirós, Amoreirinha, Jorge Luiz, Nélson Pedroso; Ney Santos, Bruno Amaro, Zé Pedro; Pedro Santos, Jorginho e Makukula. Suplentes: Caleb, Bruno Gallo, Paulo Tavares, Bruninho, Miguel Lourenço, Cristiano e Ricardo Horta.

O Sporting procura regressar às vitórias em Alvalade, dois meses depois do último triunfo caseiro, e tentar novamente aproximar-se dos lugares de apuramento para as competições europeias, ainda a seis pontos de distância. Para já, em causa está o 10.º lugar da Liga, pois os leões estão apenas um ponto e um lugar acima do Vitória de Setúbal, que visita Alvalade a sonhar com a repetição do triunfo de há dois anos (0-1).

Dessa altura, curiosamente, do lado do Sporting, sobram apenas dois jogadores: Cédric Soares e Rui Patrício, numa equipa que era treinada por José Couceiro, agora candidato à presidência dos leões. Do lado dos sadinos, José Pedro é o único "resistente". Com os dois clubes mais próximos que nunca à 23.ª jornada, José Mota não hesita, sequer, em considerar que "o Sporting só é favorito pelo seu passado", procurando aproveitar a "instabilidade emocional" dos leões para tentar vencer em Alvalade, reconhecendo que "um empate fora é sempre um bom resultado".

Jesualdo Ferreira, admitindo que o relvado de Alvalade não oferece as melhores condições à sua equipa para praticar bom futebol, terá pela frente o último jogo do Sporting antes das eleições, marcadas para 23 de março. Demarcando-se de qualquer associação aos candidatos, o técnico fez a antevisão à partida com um paradoxo: "Para ser melhor o Sporting tem que ganhar, mas para ganhar tem que ser melhor." Ainda na luta por uma posição europeia, o Sporting tem pouquíssima margem para errar, porque os próximos dois jogos fora de casa serão em Braga e na Luz. O jogo está marcado para as 19.15, para acompanhar no DN.pt.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt