Sporting líder em penáltis e em futebol de área

Publicado a
Atualizado a

O Sporting ganhou no sábado através de um penálti polémico (porque precedido de fora de jogo) e é, de longe, a equipa com mais grandes penalidades nesta edição da Liga - cinco (falhou uma, mas num jogo em que teve duas, em Coimbra). O Sp. Braga vem a seguir, com quatro, e atrás vem o Paços com dois. O Benfica teve um e metade das equipas não teve nenhum (FC Porto está a zeros). O Nacional e o Marítimo já tiveram três penáltis contra, tal como o Rio Ave, e a seguir vem o Sporting, com V. Setúbal, Estoril e Académica (2). O Benfica ainda não teve penáltis contra.

Olhando para o conjunto dos resultados, os penáltis foram muito importantes em três jogos do Sporting (Rio Ave, 2-1; e Tondela, 2-1; ambos fora) e agora com o Estoril. Em comparação com as grandes Ligas europeias (ver quadro abaixo) estamos a meio no número de penáltis. Normalmente, as equipas mais fortes e mais atacantes têm mais pontapés da marca de grande penalidade. O Bayern é líder na Alemanha (6), o Barcelona em Espanha (7) - o Real teve um, porém - Fiorentina e Juventus (4) em Itália. Já em Inglaterra o Chelsea e o Liverpool tiveram zero a favor, o Man United teve um, o City teve agora os primeiros dois no último jogo.

Há então uma diferença substancial entre o Sporting e os outros grandes, que tem explicação parcial na forma como Jesus arma o seu ataque. Isso é muito evidente até no número de jogadores que a equipa mete na área contrária em comparação, por exemplo, com o FC Porto. Faz toda a diferença. Mas começa a ser ridículo ouvir Bruno de Carvalho falar de árbitros porque os leões não têm sido mais prejudicados do que favorecidos. Isso não!

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt