Sporting de Braga ergue um troféu 47 anos depois

Penálti e expulsão de Abdoulaye permitiram ao Sp. Braga derrotar o FC Porto, que falha um recorde europeu de troféus. Alan fez o golo que deu a José Peseiro o primeiro troféu na carreira.
Publicado a
Atualizado a

A cor da festa da Taça da Liga continua a ser vermelha: depois de um "tetra" do Benfica, é o Sporting de Braga a conquistar o troféu, fruto de uma vitória frente ao FC Porto, na final, por 1-0, disputada em Coimbra. O primeiro troféu da carreira de José Peseiro marca o fim de 47 anos sem troféus oficiais ganhos pelos bracarenses, que conseguem "vingar" a final de Dublin, de 2011, diante de uma equipa portista "traída", ironicamente... pelos regulamentos da competição.

A história do jogo resume-se ao último da primeira parte: Abdoulaye cometeu uma grande penalidade sobre Mossoró e foi expulso, vendo o segundo cartão amarelo, que até poderia ter aparecido mais cedo. O central de 22 anos fez uma exibição desastrosa, ele que, ironicamente, depois da polémica dos "15 minutos", só foi titular porque os regulamentos obrigam a ter, pelo menos, dois futebolistas formados em Portugal no "onze". Sem Varela, Vítor Pereira juntou Abdoulaye a Moutinho. E o resto foi um festival de erros.

Depois de uma primeira parte muito pobre, em que o Sp. Braga só fez um remate à baliza (no penálti) e o FC Porto outro (defesa fácil de Quim), o segundo tempo foi de "loucos", com os arsenalistas a desperdiçarem uma oportunidade única para golearem os dragões, que nunca conseguiram superiorizar-se aos bracarenses com dez unidades. Os portistas foram chegando à baliza como puderam, já com os jovens Atsu e Kelvin em campo (Liedson continua a fazer número no banco, e para isso já existia Kléber, que pelo menos ia jogando ocasionalmente), mas Quim nunca foi obrigado a fazer uma defesa difícil - ao contrário de Fabiano, o melhor dos dragões a par de Fernando.

O FC Porto poderia ter-se tornado na única equipa da atualidade a ter ganho todas as competições nacionais e europeias ainda em atividade na UEFA, mas voltou a perder na final da Taça da Liga, depois de já o ter feito ante o Benfica, em 2010. É, também, a primeira vez desde a época 2001/02 que o FC Porto poderá terminar a temporada com apenas um troféu conquistado (Supertaça, precisamente ganha em Coimbra), uma vez que o campeonato está, como se sabe, "na mão" do Benfica e só um final de época desastroso dos encarnados mudará o cenário.

António Salvador, o presidente mais bem sucedido da história do Sporting de Braga, consegue finalmente colocar um troféu nas vitrines arsenalistas. Resta saber se ponderará a continuidade de José Peseiro na Pedreira, até porque o técnico conseguiu uma raridade no futebol português: vencer o FC Porto duas vezes na mesma época, ainda que em ambos os jogos tenham sido expulsões a (quase) sentenciar o jogo. Vítor Pereira, por sua vez, não conseguiu aumentar o seu palmarés, a dois meses de deixar o Dragão, sob a contestação que o acompanha há meses.

Filme do jogo:

90+6' Final do jogo! O Sporting de Braga vence a edição 2012/13 da Taça da Liga, ao derrotar o FC Porto por 1-0, golo de Alan, de penálti, aos 45+2'.

90+6' Cartão amarelo para Quim, por "perder" tempo.

90+3' Que falhanço de Zé Luís! Completamente isolado, com tempo e espaço para tudo, após falha de Otamendi, o avançado atirou ao lado do alvo.

90+2' Substituição no Sp. Braga. Saiu Mossoró e entrou Douglão.

90' Quatro minutos de compensação...

88' Grande defesa de Fabiano! João Pedro, isolado, teve tudo para fazer o golo, mas o guarda-redes foi rápido e desarmou o extremo.

87' O Sp. Braga está a conseguir manter o FC Porto longe da sua grande área.

85' Enorme defesa de Fabiano! Hugo Viana "encheu" o pé na recarga a um primeiro remate de Alan e viu o guarda-redes responder com a defesa da noite, para canto.

84' Kelvin tentou o remate, mas errou redondamente o alvo.

81' Que perdida de Mangala! Excelente cruzamento de Jackson, mas o central francês, sem marcação, atirou por cima do alvo.

80' Cartão amarelo para Custódio, por falta sobre Fernando. Já andava a "pedir" cartão, o médio.

78' Substituição no Sp. Braga. Saiu Carlão e entrou Zé Luís.

76' Sp. Braga muito coeso e não oferecer espaço para o FC Porto atacar.

74' Substituição no FC Porto. Saiu James Rodríguez e entrou Christian Atsu.

74' Substituição no Sp. Braga. Saiu Rúben Micael e entrou João Pedro.

73' Jackson Martínez não consegue o desvio, após um lance de antologia de Alex Sandro.

71' É o tudo ou nada do FC Porto, embora completamente exposto ao risco de sofrer o 2-0.

70' Que perdida de Carlão! Completamente isolado na grande área, o brasileiro atirou por cima da baliza.

70' O jogo entrou num ritmo de loucos e está entre o 1-1 e o 2-0.

69' Jackson quase empatava o jogo! O colombiano fez tudo bem e passou por dois defesas antes de se enquadrar com a baliza, mas o remate, fortíssimo, saiu um pouco ao lado do alvo.

68' Boa defesa de Fabiano, a remate de Mossoró. O FC Porto tem a retaguarda completamente desprotegida.

67' Cartão amarelo para Mossoró.

66' Que falhanço de Rúben Micael! Incrível! Alan isolou-se e fez a bola passar por Fabiano; Rúben Micael só tinha que encostar, apesar de já ter pouco ângulo de remate, mas ainda assim acertou no poste, com a baliza completamente aberta.

65' Que perdida de Micael! Num lance de ataque de quatro arsenalistas para dois portistas, o passe do médio saiu mal e permitiu a antecipação de Fabiano.

63' Remate fortíssimo de Hugo Viana, mas a bola saiu por cima. O Sp. Braga tem cada vez mais espaço para contra-atacar.

62' Corte providencial de Fernando, já na grande área, depois de Mossoró ter corrido com bola e sem oposição ao longo de uns bons 30 metros.

62' Segunda entrada violenta de Rúben Micael sobre Fernando, novamente sem cartão. O brasileiro está furioso com o ex-colega de equipa.

60' Substituição no FC Porto. Saiu Defour e entrou Kelvin. Vítor Pereira acredita num segundo "milagre" do brasileiro frente ao Sp. Nraga.

58' Quim evita o golo! Num dos poucos lances com princípio, meio e fim, Danilo cruzou para um cabeceamento perigoso de James Rodríguez, mas o guarda-redes segurou.

57' Pontapé livre de Danilo, contra a barreira.

54' Tentativa de remate acrobático de Carlão, a passar muito ao lado do alvo.

50' O Sp. Braga, em superioridade numérica, assume o controlo do jogo, depois de ter conseguido apenas 33% de posse de bola na primeira parte. Mas fez a única coisa que importa: um golo.

47' Cartão amarelo para Baiano, por derrubar Defour.

46' Início da segunda parte! Bola para o Sp. Braga.

- Substituição no FC Porto. Saiu Lucho González e entrou Otamendi.

45+2' Intervalo em Coimbra. O Sporting de Braga está a 45 minutos de conquistar o segundo troféu do seu palmarés, à boleia de uma exibição desastrosa de Aboulaye, da primeira à última intervenção no jogo - penálti sobre Mossoró e convertido por Alan. O FC Porto continua igual a si próprio, com transições lentas, pouca acutilância e ainda menos velocidade no ataque, e vai jogar na segunda parte reduzido a dez unidades.

45+2' GOLO DO SPORTING DE BRAGA! ALAN FAZ O 1-0! Bola para um lado e guarda-redes para o outro, no primeiro remate à baliza por parte do Sp. Braga.

45' Penálti para o Braga e expulsão para Abdoulaye! Apenas um pormenor numa exibição absolutamente desastrosa do jovem central, que derrubou Mossoró na grande área. Vai ser Alan a bater no penálti...

44' Que perdida de Jackson Martínez! O colombiano recolheu a bola na grande área, após excelente passe de Danilo, mas o remate saiu desenquadrado com o alvo.

42' Mais um disparate de Abdoulaye, que fez um mau atraso para Fabiano e quase fazia um autogolo. Será uma surpresa se continuar em campo na segunda parte.

40' Quim agarra o remate de Jackson Martínez, já em esforço. Foi, aos 40 minutos, o primeiro remate à baliza em todo o jogo.

37' Mangala evita o remate de Abdoulaye, que se preparava para fuzilar a baliza. Na sequência do lance, Lucho González rematou por cima do alvo.

36' Cartão amarelo para Elderson, por entrada sobre João Moutinho.

35' Entrada arrepiante de Rúben Micael sobre Fernando, mas não houve admoestação por parte de João Capela.

33' Jogo ainda longe de estar a proporcionar um bom espetáculo.

30' Fernando, o trinco, foi à grande área adversária pressionar Quim. O Sp. Braga aproveitou, por Alan, para criar desequilíbrios na ausência do brasileiro, muito lento a recuperar.

27' Os guarda-redes, Quim e Fabiano, ainda não fizeram nenhuma defesa. As duas equipas estão a rematar muito pouco e ainda não foi nenhuma bola à baliza.

25' Cruzamento perigoso de Rúben Micael, mas Carlão não chegou a tempo do desvio.

25' Abdoulaye Ba é candidato a sair ao intervalo. O central, recorde-se, só é titular porque os regulamentos obrigam as equipas a utilizarem, pelo menos, dois jogadores formados em Portugal no "onze".

22' Cabeceamento de Jackson Martínez, após pontapé livre de João Moutinho, desenquadrado com o alvo.

20' James Rodríguez, na grande área, cabeceou mal e falhou o remate, após cruzamento de Defour.

17' Cartão amarelo para Abdoulaye, depois de uma entrada violentíssima, "sem pés, nem cabeça", sobre Mossoró

15' James Rodríguez faz um túnel a Elderson e entra na grande área, mas depois falhou a combinação com Defour.

14' Pontapé livre de Nuno André Coelho, devolvido pela barreira.

12' Na sequência de um canto de João Moutinho, Fernando apareceu sozinho ao segundo poste, mas um primeiro desvio colocou-o em fora-de-jogo.

10' FC Porto quase marcava! Na sequência de um cruzamento de Defour, Jackson Martínez desviou ao primeiro poste e James, ao segundo, falhou o desvio por muito pouco.

8' Pontapé livre de James Rodríguez, no primeiro lance de ataque portista, mas os centrais do Sp. Braga ganharam nas alturas a Abdoulaye.

5' Início de jogo "morno" em Coimbra, com o FC Porto ainda longe da grande área dos arsenalistas.

3' Corte atento de Abdoulaye, na sequência de um sempre perigoso pontapé livre de Hugo Viana.

1' João Capela apita para o início do jogo! Bola para o FC Porto.

SPORTING DE BRAGA: Quim; Baiano, Aderlan Santos, Nuno André Coelho, Elderson; Custódio, Hugo Viana, Rúben Micael; Mossoró, Alan e Carlão. Suplentes: Kritsyuk, Douglão, Mauro, Rúben Amorim, João Pedro, Hélder Barbosa e Zé Luís.

FC PORTO: Fabiano; Danilo, Abdoulaye Ba, Mangala, Alex Sandro; Fernando, João Moutinho, Lucho González; James Rodríguez, Steven Defour e Jackson Martínez. Suplentes: Helton, Otamendi, André Castro, Marat Izmailov, Kelvin, Christian Atsu e Liedson.

Sporting de Braga e FC Porto encontram-se pela quinta vez em finais, neste sábado, a primeira na Taça da Liga, troféu que nenhum dos clubes conquistou até hoje. Os dragões já arrecadaram duas Taças de Portugal (1977 e 1998), uma Supertaça (1998) e uma Liga Europa (2011) diante dos arsenalistas, que tentam voltar a erguer um troféu 47 anos depois de terem feito a festa no Jamor.

Do lado portista, a ambição passa por tornar o FC Porto no único clube europeu a ter ganho todas as provas nacionais (Campeonato, Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga) e europeias (Liga dos Campeões, Liga Europa e Supertaça Europeia) em atividade na UEFA. Com o campeonato na mão do Benfica, o FC Porto tem na Taça da Liga a oportunidade de manter a "regra" dos últimos 10 anos: vencer sempre, pelo menos, dois troféus por época.

José Peseiro é, à imagem de Vítor Pereira, um homem contestado pelos adeptos, mas mantém de pé o objetivo traçado no início da época: vencer um troféu. A Taça da Liga ainda é vista como o "parente pobre" do futebol português, mas para o palmarés conta tanto quanto as outras: seria o segundo troféu do Sp. Braga e o 73.º do FC Porto, segundo as contas oficiais da FIFA, dilatando a vantagem sobre o Benfica (69). O pontapé de saída está marcado para as 19.45, em Coimbra.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt