Spencer Tunick vai encher a cidade inglesa de Hull com pessoas nuas

O fotógrafo americano vai realizar mais uma instalação a 9 de julho.
Publicado a
Atualizado a

O fotógrafo Spencer Tunick, conhecido pelas fotografias que faz com centenas de pessoas nuas, escolheu a cidade de Hull, na Inglaterra, como cenário para a sua próxima obra de arte.

O evento vai acontecer a 9 de julho mas a obra - que se irá chamar Sea of Hull - só será conhecido em julho de 2017, ano em que Hull será Cidade da Cultura do Reino Unido.

"Estou muito interessado na história da cidade e na sua relação com o mar", afirmou o fotógrafo na apresentação do projeto. "Intriga-me que em alguns locais onde são agora ruas principais e parques antes houvesse água." Tunick quer criar "um mar de pessoas a flutuar na paisagem urbana". Para criar esse feito, desta vez os corpos dos participantes vão ser pintados.

Hull é uma pequena cidade na região do Yorkshire, junto ao rio Hull, a 40 quilómetros do mar do Norte. Tem perto de 258 mil habitantes. Esta será a segunda cidade, depois de Derry (em 2013) a receber a iniciativa Cidade da Cultura e, entre as muitas atividades que estão a ser planeadas, está, por exemplo, a cerimónia de atribuição do Prémio Turner que habitualmente se realiza em Londres mas que no próximo ano terá lugar aqui.

O artista americano já criou mais de 90 instalações com corpos nus, em locais tão diferentes quanto a Opera House de Sidney, a Places des Artes em Montreal, o Mar Morto ou a cidade de Munique, na Alemanha. Em 2000, Tunick fotografou em Santa Maria da Feira, em Portugal.

Os participantes devem ter mais de 18 anos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt