Spencer Tunick vai encher a cidade inglesa de Hull com pessoas nuas
O fotógrafo Spencer Tunick, conhecido pelas fotografias que faz com centenas de pessoas nuas, escolheu a cidade de Hull, na Inglaterra, como cenário para a sua próxima obra de arte.
O evento vai acontecer a 9 de julho mas a obra - que se irá chamar Sea of Hull - só será conhecido em julho de 2017, ano em que Hull será Cidade da Cultura do Reino Unido.
"Estou muito interessado na história da cidade e na sua relação com o mar", afirmou o fotógrafo na apresentação do projeto. "Intriga-me que em alguns locais onde são agora ruas principais e parques antes houvesse água." Tunick quer criar "um mar de pessoas a flutuar na paisagem urbana". Para criar esse feito, desta vez os corpos dos participantes vão ser pintados.
Hull é uma pequena cidade na região do Yorkshire, junto ao rio Hull, a 40 quilómetros do mar do Norte. Tem perto de 258 mil habitantes. Esta será a segunda cidade, depois de Derry (em 2013) a receber a iniciativa Cidade da Cultura e, entre as muitas atividades que estão a ser planeadas, está, por exemplo, a cerimónia de atribuição do Prémio Turner que habitualmente se realiza em Londres mas que no próximo ano terá lugar aqui.
O artista americano já criou mais de 90 instalações com corpos nus, em locais tão diferentes quanto a Opera House de Sidney, a Places des Artes em Montreal, o Mar Morto ou a cidade de Munique, na Alemanha. Em 2000, Tunick fotografou em Santa Maria da Feira, em Portugal.
Os participantes devem ter mais de 18 anos.