Spanair não cumpriu recomendação da Boeing

Foram reveladas conclusões do relatório da tragédia de Madrid. Uma falha mecânica explica a perda de potência e justifica a queda do avião.
Publicado a
Atualizado a

Uma simples verificação de rotina, recomendada pelo fabricante, podia ter evitado o acidente aéreo mais mortal dos últimos 25 anos em Espanha. A revelação foi feita ontem pela imprensa espanhola, que teve acesso às conclusões do relatório preliminar sobre o despenhamento do MD-82 da companhia aérea Spanair que matou 154 pessoas a 20 de Agosto no aeroporto de Barajas, em Madrid.


As 12 folhas do relatório da comissão que investiga os acidentes aéreos, escreve o El País, "deixam claro que o aivão tentou descolar sem que os flaps" - equipamentos articulados nas asas, importantes para a descolagem de aviões - "estivessem no ângulo correcto". Esse facto deveria ter feito soar no cockpit um alarme. Mas na cabina nada tocou. Inconsciente do perigo, o piloto conduziu o avião em direcção à tragédia.


Os investigadores escrevem que a falha no alarme deveria ter sido detectada durante uma verificação do sistema antes da descolagem da aeronave, processo de rotina recomendado pela Boeing. Mas os pilotos da Spanair têm instruções para verificar o sistema de alarme apenas no primeiro voo diário. Como o avião já havia viajado de Barcelona nessa manhã, o piloto não repetiu os testes.


A ausência de alertas deverá estar relacionada com a primeira avaria - sobreaquecimento do aparelho - que obrigou o avião a abortar a descolagem pela primeira vez e justificou uma intervenção mecânica.


Os especialistas alertaram que este tipo de acidentes raramente se explica por uma causa única, mas por uma sucessão de falhas que, no caso, serão de natureza mecânica. Ainda assim, a falha dos flaps explica a súbita perda de potência que terá feito despenhar o avião. Os investigadores acrescentaram que os dois reactores não apresentavam qualquer indício de incêndio, invalidando os testemunhos que se referiam a chamas nos motores.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt