SpaceX. "Foi uma grande viagem para nós, e estamos apenas a começar"

A SpaceX tem previstos outros voos de turismo espacial, devendo o próximo realizar-se em 2022, com três homens de negócios a bordo.
Publicado a
Atualizado a

"Foi uma grande viagem para nós, e estamos apenas a começar", disse o capitão multimilionário Jared Isaacman, que financiou a viagem da SpaceX, pouco depois do desembarque.

Isaacman, de 38 anos, que fretou o "cruzeiro espacial" e comandou a missão; Hayley Arceneaux, de 29 anos, uma sobrevivente de cancro e assistente médica no Hospital de Investigação infantil de St. Jude, que se tornou na pessoa mais jovem a voar para o espaço orbital; a professora universitária Sian Proctor, de 51 anos, a quarta mulher afro-americana a chegar ao espaço, e o engenheiro aeroespacial e veterano da Força Aérea Chris Sembroski, de 42, tornaram-se a primeira tripulação de um voo espacial sem astronautas profissionais.

Os turistas espaciais sorriam amplamente, acenando com os braços no ar, à medida que iam saindo da cápsula, imediatamente recuperada por um barco da SpaceX, logo após a amaragem na costa da Florida.

"Parabéns @Inspiration4x!!!", tuitou Elon Musk, fundador do SpaceX, logo após a amaragem.

Os quatro tripulantes dirigiram-se depois para o Centro Espacial Kennedy, onde tinham iniciado a sua missão na quarta-feira.

A tripulação da Inspiration4 foi sujeita a seis meses de formação, muito longe dos anos de treino a que são submetidos os astronautas profissionais.

Durante o voo, os sinais vitais de cada um, incluindo o ritmo cardíaco, sono, níveis de oxigénio no sangue e capacidades cognitivas, foram monitorizados para estudar os efeitos do espaço em novatos.
Mas também desfrutaram da vista através de uma nova cúpula de observação montada na cápsula, falaram com o actor Tom Cruise do navio, comeram pizza e ouviram música.

A amaragem da cápsula Dragon, que desceu suspensa de quatro paraquedas, aconteceu à hora prevista, pouco depois das 19:00 de sábado na costa leste dos Estados Unidos (00:00 de hoje em Lisboa), e foi transmitida em direto pela SpaceX.

Twittertwitter1439349097463304195

A SpaceX, empresa do multimilionário Elon Musk, pretende "democratizar" as viagens espaciais.

A missão conclui um verão marcado por viagens ao espaço de multimilionários, primeiro o britânico Richard Branson, fundador da Virgin, em 11 de julho, e alguns dias mais tarde o magnata norte-americano Jeff Bezos, fundador da empresa de comércio online Amazon, a bordo do foguetão New Shepard, da empresa Blue Origin, que fundou. Ambos os voos duraram apenas alguns minutos.

A SpaceX tem previstos outros voos de turismo espacial, devendo o próximo realizar-se em 2022, com três homens de negócios a bordo.

Twittertwitter1439377177112244226

Twittertwitter1439365668952940545

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt