SpaceX consegue terceira aterragem consecutiva numa barca no mar

A componente principal do foguetão Falcon 9 da aeroespacial americana SpaceX conseguiu aterrar pela terceira vez consecutiva numa plataforma instalada no Oceano Atlântico.
Publicado a
Atualizado a

A aterragem do primeiro andar do Falcon 9 sucedeu pouco minutos após o foguetão ter colocado em órbita o satélite de comunicações ThaiCom-8, que vai reforçar e melhorar o sinal de televisão e de telecomunicações no Sudeste Asiático. O tempo estimado de vida do ThaiCom-8 é de 15 anos.

Com esta aterragem, a terceira numa plataforma marítima e a quarta no total, a SpaceX consegue um importante sucesso. A empresa iniciou os ensaios em janeiro de 2015, mas só em dezembro último é que obteve o primeiro sucesso nas aterragens.

[twitter:736313414558093312]

A próxima aterragem, prevista para julho, será em terra firme.

Este último lançamento era considerado o mais complicado para a empresa dirigida por Elon Musk, já que, além do teste de voo, o Falcon 9 ia realizar uma operação comercial. O sucesso que a ficou a marcar pode contribuir para reforçar a ideia da viabilidade deste tipo de operações.

O voo do Falcon 9 prolongou-se por mais de 40 minutos, sendo decorrido 30 minutos até que o satélite ficou em órbita, e mais 9 minutos para o regresso e aterragem do foguetão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt