Sonho do FC Porto virou um pesadelo ucraniano
O simples tornou-se complicado. Esta terça-feira o FC Porto só precisava de um empate para garantir a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões (e mais sete milhões de euros aos cofres dos dragões), mas acabou derrotado, por 2-0, e complicou as contas do apuramento.
Esta terça-feira, no Estádio do Dragão, Lopetegui deixou André André no banco pela primeira vez na época e deu-se mal. A aposta em Imbula no meio campo revelou-se um erro crasso (e não só pela grande penalidade cometida), que o técnico espanhol tentou corrigir ao intervalo quando fez entrar o médio português e tirou Maxi Pereira... Uma substituição estranha que obrigou Layún a sair da direita e ir para lateral direito, Martins Indi a sair do centro para o lado esquerdo da defesa e Danilo a deixar o meio campo para ir para o centro da defesa...
Yarmolenko fez história no Dragão. Pela primeira vez na história da Liga dos Campeões no seu atual formato, o FC Porto foi sancionado com um penálti contra no Dragão. Ao todo, foram 79 jogos caseiros seguidos sem ter qualquer penálti contra assinalado na prova mais importante da UEFA. Casillas nada podia fazer na grande penalidade e ainda teve duas grandes defesas no jogo, mas acabou traído pela sombra... O guarda-redes teve culpa no 2-0.
Cenários:
Os dragões têm agora 10 pontos, os mesmos do Chelsea e mais dois do que o Dínamo de Kiev. Na última jornada, o FC Porto vai a Londres defrontar o Chelsea o Dínamo recebe o Maccabi na Ucrânia. Caso o Dínamo vença, o FC Porto tem obrigatoriamente de vencer o Chelsea. Se vencer em Londres, o dragão passa aos oitavos-de-final, sem dúvidas.
Se empatar, há a possibilidade de três equipas terminarem a fase de grupos com 11 pontos (Chelsea, FC Porto e Dínamo Kiev) e, no critério de desempate é a diferença de golos marcados nos jogos entre as equipas que vale. E nesse campo os azuis e brancos ficam com um golo negativo, o Chelsea tem zero e o Dínamo Kiev tem dois. Se o Dínamo Kiev empatar na receção ao Maccabi Telavive, o FC Porto pode até perder em Londres.
Eis as equipas oficiais:
FC PORTO: Casillas, Maxi, Indi, Marcano, Layún, Rúben Neves, Danilo, Imbula, Brahimi, Aboubakar e Tello.
Treinador: Julen Lopetegui
D. KIEV: Shovkovskiy, Danilo Silva, Dragovic, Khacheridi, Antunes, Sydorchuk, Rybalka, Garmash, González, Yarmolenko, Júnior Moraes.
Treinador: Sergi Rebrov
Árbitro: Carlos Velasco Carballo
[liveblog:1310373]