Sofre de enxaquecas? A partir de setembro há um medicamento que as reduz

Agência Europeia do Medicamento aprovou remédio que vai reduzir as dores de cabeça crónicas
Publicado a
Atualizado a

Quem sofre de enxaquecas crónicas vai ter acesso a um medicamento que promete reduzir para metade as dores de cabeça. Segundo o diário The Guardian o remédio já foi aprovado pela Agência Europeia do Medicamento e deverá estar à venda em setembro.

A Novartis garante que o erenumabe, que pode ser autoadministrado uma vez por mês com uma caneta auto injetora, pode reduzir para metade o número médio de dias por mês que os doentes sofrem de enxaquecas.

De acordo com o laboratório o fármaco, também conhecido como aimovig, foi concebido para bloquear o recetor peptídico relacionado com o gene da calcitonina, que se pensa estar envolvido na ativação da enxaqueca, para a qual não há cura, embora existam uma série de tratamentos para ajudar a aliviar os sintomas.

"Erenumab é o primeiro e único tratamento licenciado especificamente para prevenir a enxaqueca, demonstrando o nosso compromisso com o desenvolvimento de terapias inovadoras para pessoas que vivem com algumas das condições mais debilitantes", disse ao The Guardian Haseeb Ahmad, diretor administrativo do Reino Unido e Irlanda da Novartis Pharmaceuticals.

Num comentário a este anúncio, Wendy Thomas, diretora executiva da Migraine Trust, destacou a importância da venda deste medicamento pois "o tratamento tem o potencial de ajudar muitas pessoas com enxaquecas crónicas e episódicas".

A enxaqueca é incrivelmente dolorosa e tem sintomas que incluem vómitos e distúrbios visuais, por isso, conseguir com frequência pode literalmente arruinar vidas. "É por isso que é importante que fique disponível para os pacientes o mais rápido possível", frisou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt