Sócrates e Gago apanhados de surpresa por protesto de alunos

Arranque do ano no Politécnico fica marcado por manifestação contra os custos do superior perante olhar do primeiro-ministro
Publicado a
Atualizado a

O arranque do ano lectivo no ensino superior politécnico ficou marcado pelo protesto de um grupo de alunos contra o que consideram os custos excessivos com a educação. Um protesto que apanhou de surpresa o próprio primeiro-ministro e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.

Após a actuação dos alunos da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, três estudantes subiram ao palco do auditório do Instituto Superior de Engenharia do Porto e deram ao ministro uma "medalha por fazer com que Portugal seja o País da Europa onde as famílias mais gastam com educação", anunciou uma aluna.

Um outro leu um texto perante o auditório cheio, dizendo: "Nós, estudantes da Academia do Porto, em protesto nesta cerimónia oficial, dizemos: "Não há cerimónias porque nos últimos 15 anos as propinas aumentaram 400% em Portugal." E que "não há cerimónias quando a resposta a um pedido de bolsa demora em média quatro meses". No auditório exibiram uma faixa onde se lia "Gago, quanto pagaste de propinas?".

No discurso, o ministro acabou por admitir que no seu tempo de estudante "as propinas eram mais baixas, mas o poder de compra também era menor".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt