Sociedade: Breves

Notícias breves de Sociedade:
Publicado a
Atualizado a

Detido no aeroporto de Lisboa cidadão estrangeiro com documento falso

Um cidadão estrangeiro foi detido no aeroporto de Lisboa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) por fortes indícios da prática do crime de falsificação de documento, mais concretamente do bilhete de identidade.

O SEF adianta que intercetou o homem, de 21 anos, durante o controlo de um voo com destino a Dublin, por se ter identificado com bilhete de identidade grego que se veio a comprovar ser falsificado.

Era ainda portador de carta de condução grega também falsificada, tendo os documentos sido apreendidos e o detido levado às autoridades judiciais para aplicação de medidas de coação.

Sindicato da PSP congratula-se com aprovação de diploma que consagra condição policial

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) congratulou-se hoje com a aprovação do diploma que visa reconhecer e estabelecer as bases da condição policial de todas as forças e serviços de segurança.

O projeto de lei do PCP que consagra a condição policial foi hoje aprovado na generalidade com os votos contra do PS, sendo agora discutido na comissão de Assuntos Constitucionais.

Em comunicado, a ASPP adianta que o projeto votado hoje surge no seguimento de uma petição semelhante apresentada por este sindicato da PSP e que foi discutida em plenário na passada quinta-feira.

"Agora que baixa à comissão para discussão técnica, a ASPP/PSP espera que esta questão seja debatida com celeridade, procurando fazer justiça a estes homens e mulheres que, todos os dias, colocam a sua vida em risco em prol da segurança pública", refere a ASPP.

O diploma propõe que todos os polícias tenham direito a um horário de trabalho de 35 horas por semana, devendo o trabalho prestado além destes limites ser remunerado como suplementar.

O projeto-lei sugere também que os polícias tenham direito a apoio judiciário, alojamento por conta do Estado, quando residam a mais de 50 quilómetros, subsídio de risco, penosidade e insalubridade, além de serem compensados por danos.

Ministro da Ciência vai aos EUA preparar novas parcerias e reforçar as existentes

O Ministro da Ciência, empresários e investigadores portugueses deslocam-se aos Estados Unidos (EUA) para preparar uma nova década de parcerias internacionais em ciência, tecnologia e inovação, com os responsáveis de universidades norte-americanas.

Manuel Heitor vai ter reuniões para a preparação de uma nova década de parcerias internacionais em ciência, tecnologia e inovação, tendo por base os últimos dez anos das parcerias internacionais entre as instituições científicas e de ensino superior portuguesas e norte-americanas, nomeadamente Massachussets Institute of Technology (MIT) e Carnegie-Mellon University (CMU).

Durante a estada nos EUA, entre segunda-feira e quarta-feira, o ministro terá reuniões com dirigentes do MIT e da CMU e de empresas portuguesas e norte americanas, explica uma informação divulgada pelo Ministério.

Com Manuel Heitor vão os presidentes da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Paulo Ferrão, e do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, António Cunha, assim como um grupo de empresários e investigadores portugueses.

O ministro lançou este debate em abril, no âmbito do qual têm visitado Portugal delegações do MIT, da CMU e da University of Texas em Austin, assim como da Sociedade Fraunhofer.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt