Sobreviver sozinho numa ilha: um 'Lost' em versão 'reality'

Em <em>Alone</em>, que se estreia este sábado no Canal História, 10 homens têm que sobreviver sozinhos numa ilha deserta o máximo tempo possível. O maior resistente vence 500 mil euros
Publicado a
Atualizado a

Dez homens são transportados por helicóptero para a zona deserta da ilha de Vancouver, no Canadá, onde são posicionados, estrategicamente, em pontos opostos da área. Sozinhos, apenas com uma mochila nas costas, têm uma única missão: sobreviver o máximo de tempo possível neste território inóspito e por explorar, sem qualquer elemento da produção ao seu lado - cada um leva uma câmara e grava o próprio percurso. O último a pedir para abandonar a ilha recebe como recompensa um prémio final de quase 500 mil euros.

Está dado o mote para Alone, o novo doc-reality do Canal História, que estreia esta noite, pelas 23.30, o primeiro de dez episódios. Enfrentar adversidades climatéricas, encontrar comida através da caça e da pesca, evitar o contacto com animais selvagens e perigosos e relativizar a pressão psicológica de se estar sozinho num contexto destes: uma experiência que marcou para sempre os dez norte-americanos que nele decidiram participar. Três deles, Lucas Miller, Chris Weatherman e Alan Kay, estiveram à conversa com o DN.

"Participar no programa correspondeu à minha expetativa, de acordo com aquilo que os produtores me tinha dito antes. Temos visto uma série de programas de sobrevivência na TV que são uma fachada. Este não. É real e legítimo", conta Chris Weatherman. "Esta experiência foi completamente autêntica. Estar sozinho foi o maior desafio porque era constante. É difícil não ter o apoio diário da família, dos amigos e de quem nos preocupamos e gostamos. Esse desafio foi novo para mim. Nunca estive tanto tempo isolado na minha vida. Vencer isso foi a minha maior conquista no programa", acrescenta, por seu lado, Lucas Miller.

Apesar de todos os 10 concorrentes de Alone terem alguma experiência em técnicas de sobrevivência ou contacto com a natureza e cenários selvagens, Alan Kay explica: "Não existe forma de nos prepararmos para um programa destes. Assim que chegamos à ilha, qualquer ideia preconcebida que levávamos connosco desapareceu", conta ao DN. Lucas Miller concorda. "Ou se tem a coragem e o desejo de participar num programa destes, ou não se tem. Soubemos que eramos os 10 selecionados para Alone um mês antes de aterrarmos na ilha, por isso não houve tempo para ir lá primeiro estudar as plantas e os animais", frisa o concorrente do doc-reality, revelando ainda que, para além da câmara de filmar, cada concorrente levava na sua mala às costas ferramentas e utensílios como uma faca, uma garrafa com água, um arco e uma flecha e uma pedra afiada, entre outras coisas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt