Já há 189 mortos nas Filipinas por surto de sarampo

A maioria das vítimas são crianças com menos de 5 anos que não foram vacinadas contra o sarampo. Já foram registados pelo menos 11 450 casos desde o início do ano.
Publicado a
Atualizado a

As autoridades filipinas elevaram esta sexta-feira para 189 o balanço do número de mortos devido ao surto de sarampo no país, onde já foram registados pelo menos 11 450 casos desde o início do ano.

A maioria das vítimas são crianças com menos de 5 anos que não foram vacinadas contra o sarampo.

O país sofreu uma queda acentuada na taxa de vacinação, uma descida causada, em parte, pelo escândalo da Dengvaxia, uma vacina contra a dengue que foi administrada nas escolas entre 2016 e 2017 e está ligada à morte de várias crianças no país.

Em resposta, territórios vizinhos, como Macau, já apelaram à vacinação junto da população e das empresas, para prevenir riscos deste surto.

O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt