Só no Leste há mais álcool ao volante do que em Portugal

Acidentes. Dez mil em cada 70 000 ocorrências são causadas por condução com álcool.
Publicado a
Atualizado a

Portugal está em oitavo lugar, entre os 28 Estados da União Europeia, na lista dos países onde mais pessoas morrem nas estradas em acidentes relacionados com o excesso de álcool. O nosso país é ultrapassado apenas pelos países do Leste como a Lituânia, Letónia, Estónia, República Checa, Eslováquia, Hungria e Roménia. A conclusão é de um estudo internacional do Centro Tecnológico da seguradora Allianz, que será apresentado hoje e a que o DN teve acesso.

O estudo baseou-se numa análise dos índices de mortalidade em acidentes rodoviários da Organização Mundial da Saúde. No caso português, tendo por base a média de 70 000 acidentes anuais registados na seguradora, o documento conclui que 13,6 por cento dos sinistros nas estradas nacionais estão diretamente relacionados com o consumo do álcool. Ou seja, quase 10 000 em cada 70 000 sinistros são provocados pelo abuso do álcool. Isto numa população de 10,4 milhões de habitantes.

Ainda segundo o mesmo estudo, os homens têm mais do dobro da propensão das mulheres para se envolverem em acidentes provocados por alcoolemia. Quase 20 por cento dos acidentes fatais em Portugal ocorrem com condutores sob o efeito de bebidas alcoólicas. No caso das mulheres, essa percentagem baixa para 7,3 por cento. No entanto, duas mulheres - uma em Ílhavo e outra em Lagos - já foram apanhadas este mês a conduzir alcoolizadas com os filhos no banco de trás.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt