Só metade dos professores angolanos têm competência técnico-profissional - Governo
O anúncio foi feito por Maria Cândida Teixeira, em Luanda, durante a abertura de uma conferência de imprensa de apresentação do projeto de Capacitação para Professores Primários (CAPPRI), projeto que, referiu, "vai melhorar o desempenho do professor".
"Em estudos recentes, a percentagem de aproveitamento académico dos alunos por província, município e escolas foi de 55%. O domínio de conteúdos por parte dos alunos foi de 50% enquanto a competência profissional dos professores foi de 49%", disse a ministra.
Para a governante o CAPPRI, projeto de nível nacional centrado nas áreas da Leitura e Escrita, Matemática, e Desporto, Arte e Cultura, vai munir os educadores de novas ferramentas, para melhor ministraram as aulas e capacitarem os alunos.
"Através da metodologia 'Ensinar a ensinar' e com o apoio de um guia pedagógico que complementa o programa do ensino primário, o CAPPRI introduz no dia-a-dia do professor, uma nova metodologia de ensino que facilita a aprendizagem dos alunos", adiantou.
Este projeto, observou, "visa melhorar o desempenho de cada professor primário, a qualidade e metodologia do seu trabalho na sala de aula", que, por sua vez, vai "estimular o aluno a desenvolver melhor as suas capacidades, habilidades e valores".
O projeto de Capacitação para Professores Primários, segundo Maria Cândida Teixeira, é "inclusivo e tem ainda como fundamento a importância das crianças com necessidades especiais, inserindo-as no Sistema Normal de Ensino".
De acordo com a governante a atenção do órgão que tutela está "focada no ensino básico da 1.ª à 6.ª classe", com ações nacionais, mas em fases de implementação distintas.