Só 'Gabriela' conseguiu medir forças com futebol
Se em 1977, na RTP1, as últimas emoções da novela Gabriela quase fizeram parar o país, 36 anos depois, o remake transmitido na SIC conseguiu ser o único programa, para lá de jogos de futebol e formatos de comentário relacionados, a obter uma entrada na tabela dos dez programas mais vistos do ano. O último episódio da história protagonizada por Juliana Paes foi vista por mais de dois milhões de espectadores e teve 40,9% de share.
Gabriela foi, assim, a única mulher entre homens, já que o top do ano foi liderado pelo jogo do play-off de qualificação Suécia-Portugal para o Mundial do Brasil de 2014, que se realizou a 19 de novembro e colou quase três milhões e meio de portugueses ao ecrã. Entre a primeira dezena de líderes de 2013 contam-se jogos da Liga Europa, da Taça da Liga e da Liga dos Campeões. O encontro desta segunda-feira, entre o Benfica e o Nacional, entrou para o nono posto.
"O futebol apresenta coisas positivas, temos o melhor jogador do mundo, o Cristiano Ronaldo, temos o Mourinho e temos as mulheres a gostarem mais de futebol, sobretudo da seleção, e isso faz aumentar as audiências", conta Nuno Cintra Torres, especialista em televisão multicanal. Quanto a Gabriela, Joel Neto nota que "o remake não era assim de tão má qualidade". O comentador de televisão considera que foi "a melhor novela dos últimos anos".
Leia mais pormenores na edição imprensa ou no e-paper do DN.