Snowden prestes a receber passaporte russo

Edward Snowden, que está actualmente na zona de trânsito do aeroporto internacional de Cheremetievo, em Moscovo, pode receber a qualquer momento a documentação temporária do Serviço Federal de Migração da Rússia que lhe permitirá abandonar o aeroporto. A informação foi avançada, esta terça-feira, pelo advogado russo Anatoli Kucherena que está a acompanhar Snowden.
Publicado a
Atualizado a

O informático norte-americano que denunciou a espionagem em massa dos serviços de informações dos Estados Unidos (a Agência de Segurança Nacional, NSA em inglês), chegou a Moscovo dia 23 de Junho, proveniente de Hong Kong, com intenções de continuar viagem. Porém, os Estados Unidos anularam todos os seus documentos, incluindo passaportes (que tinham sido emitidos sob identidade falsa pelos serviços para os quais trabalhava), o que o obrigou a permanecer na zona de trânsito do aeroporto russo até agora.

Snowden formalizou o seu pedido de asilio no dia 16 de Julho. Normalmente o Serviço Federal de Migração da Rússia demora sete dias para emitir um passaporte temporário, no entanto, o documento ainda não foi emitido. Segundo o jornal El País, Kucherena admititu que o documento pode ser emitido em a qualquer momento.

Com o passaporte temporário, Snowden pode teoricamente movimentar-se em liberdade em Moscovo e noutras partes da Rússia. No entanto, Kucherena alerta que é necessário ter em conta a segurança.

O presidente Vladimir Putin colocou uma condição a Snowden para este permanecer na Rússia - não prosseguir com as suas actividades anti-norte americanas, o que Snowden terá aceite. A presença de Snowden em Moscovo causou alguma tensão nas relações russo-americanas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt