Sistema informático das repartições de Finanças em baixo. Fisco nega problemas

"Os problemas no sistema informático são um problema recorrente e, apesar de todos os desmentidos, persiste em acontecer", garante sindicato.
Publicado a
Atualizado a

(ATUALIZADA ÀS 16H20 com reação da Autoridade Tributária e Aduaneira)

O sistema informático da Autoridade Tributária tem estado esta manhã em baixo em algumas repartições de Finanças de norte ao sul do país, garantiu hoje o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI).

O problema foi denunciado à Lusa por contribuintes, que se deslocaram esta manhã às repartições sem conseguirem dar andamento aos processos devido aos problemas no sistema, e foi depois confirmado pelo presidente do STI, Paulo Ralha.

"Dos contactos que fiz, concluo que o sistema informático está em baixo em várias repartições espalhadas do norte ao sul do país", disse Paulo Ralha.

No entanto, mais tarde, a Autoridade Tributária (AT) negou a existência de problemas no sistema informático. "De acordo com a informação prestada pela Autoridade Tributária e Aduaneira, não houve indisponibilidade do sistema informático em qualquer dos seus serviços no dia de hoje", dizia uma nota do Ministério das Finanças, que tutela a AT, enviada à Lusa.

Na semana passada este responsável do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos já tinha dado conta de que os processos de contraordenação da AT estavam parados devido a problemas informáticos, informação que também foi desmentida pelo ministério das Finanças que, para comprovar a ausência de problemas, emitiu um comunicado dando conta do número de multas cobradas nessa semana.

"Os problemas no sistema informático são um problema recorrente e, apesar de todos os desmentidos, persiste em acontecer", comentou à Lusa o presidente do STI.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt