Sismo em Marrocos não é motivo de preocupação para Portugal, garante sismólogo
O sismo de Marrocos poderá ser um sinal para um possível sismo em Portugal? Existem motivos para preocupação?
Esta ocorrência nesta zona de Marrocos só por si não tem qualquer indicação de que poderá acontecer algo semelhante em Portugal. São contextos tectónicos distintos, portanto não devemos ficar nem mais nem menos preocupados por causa desta ocorrência. Devemos de uma forma geral estar preocupados e atentos ao fenómeno, mas não por causa do que aconteceu em Marrocos.
Os sismos de pequena magnitude que ocorreram nos últimos dias em Portugal podem estar relacionados com este de Marrocos?
Não, nem por isso. São sismos que ocorrem em contextos diferentes do ponto de vista tectónico e são separados geograficamente, portanto não estabelecemos relação entre eles. O que aconteceu nesta zona de Marrocos, à partida, não tem ligação direta com o que aconteceu, acontecerá ou não aconteceu em Portugal Continental, em particular, porque é a zona mais próxima, mas também nas ilhas.
Como se explica o sismo de Marrocos?
Tivemos movimentos numa falha que provocaram um sismo de magnitude 6,9. Corresponde a uma falha com uma extensão entre 40 a 50 quilómetros e dá origem a movimentos muito fortes e níveis de aceleração no solo possivelmente destrutivos à escala local. Os efeitos foram essencialmente nas zonas mais próximas, como Marraquexe - uma zona com muita população e muito turismo -, mas ainda sabemos muito pouco sobre o que aconteceu nas zonas mais montanhosas e mais próximas até da zona de geração. Há umas quantas aldeias dispersas nessas zonas e aí os efeitos devem ter sido devastadores.
Porque foi sentido em várias localidades portuguesas?
Esse sismo teve muitos efeitos e, dada a sua magnitude, acaba por ser sentido a grandes distâncias, até 500 ou 1000 quilómetros. No entanto, vai sendo sentido progressivamente de forma menos intensa, tal como aconteceu em Portugal, visto que foi sentido no Algarve, Setúbal, Coimbra e até no Porto. Mas é sentido de uma forma muito mais débil, muita gente nem sequer se apercebe que foi um sismo.