Sismo de magnitude 6,8 na Turquia faz pelo menos 14 mortos
Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter foi esta sexta-feira registado no leste da Turquia, anunciou a agência turca de gestão de crises de emergência. Há pelo menos 14 mortos.
De acordo com a agência turca de gestão de crises de emergência, citada pela Associated Press, pelo menos oito pessoas morreram na província de Elazig e outras seis na província de Malatya.
O abalo foi registado perto da cidade de Sivrice, na província de Elazig, no leste do país, com uma magnitude preliminar de 6,8, acrescentou a direção da agência turca. Foi sentido em vários países da região, como a Síria, Iraque e Israel.
Cerca de 300 pessoas ficaram feridas. Há relatos de pessoas que ficaram soterradas.
O ministro do Interior turco afirmou aos jornalistas que vários edifícios colapsaram na sequência do sismo. Equipas de emergência foram chamadas aos locais mais afetados. Suleiman Soylu referiu que as equipas de resgate estão a tentar encontrar sobreviventes após a queda de um edifício com pelo menos quatro andares, em Maden, na província de Elazig.
Nas redes sociais foram, entretanto, partilhadas imagens e vídeos que mostram a destruição provocada pelo sismo.
A agência europeia de sismologia (EMSC) referiu que o sismo ocorreu às 20:55 locais (17:55 em Lisboa) à profundidade de 10 quilómetros e referencia-o como tendo a magnitude de 6,9.
A agência norte-americana de sismologia (USGS), por seu lado, refere que registou uma magnitude de 6,7.