Sir Clive Sinclair. Morreu o criador do ZX Spectrum
Morreu Sir Clive Sinclair, um dos responsáveis pela revolução informática doméstica. O britânico tinha 81 anos. A notícia foi revelada pela filha, Belinda.
Sinclair foi o inventor da máquina de calcular de bolso, entre outros aparelhos eletrónicos, mas a sua criação de maior sucesso foi o microcomputador ZX Spectrum, um pequeno aparelho que marcou toda uma geração.
Lançado em 1982, o Spectrum de 48 KB de memória tornou-se uma das máquinas domésticas de jogos de computador mais bem sucedidas do mercado, competindo diretamente com o Commodore 64. Em Portugal, terá sido mesmo o equipamento mais bem sucedido do seu tempo (não existem números fiáveis de vendas relativamente a esse período).
Apesar de nunca ter conseguido voltar a reproduzir o imenso êxito que teve com o Spectrum, Sinclair continuou a criar produtos novos nos anos seguintes.
Belinda Sinclair, hoje com 57 anos, disse ao The Guardian: "Ele era uma pessoa extraordinária e sempre interessado em tudo- A minha filha e o seu marido são eles próprios engenheiros e ele estava sempre a falar com eles.
Um self made man, Clive Sinclair deixou os estudos aos 17 anos. Na década de 1970 dedicou-se a miniaturização eletrónica e criou a máquina de calcular de bolso. Em 1980 lançou o seu primeiro microcomputador, o ZX80 e, em 82, o famoso Spectrum.
Em 1985, arriscou um automóvel elétrico -- o C5 -- uma espécie de triciclo para apenas uma pessoa. Apostou grande parte da fortuna no projeto, que colapsou.
Igualmente falhado foi a Sinclair TV80, um televisor portátil que qualquer pessoa poderia levar no bolso. À época, não captou imaginações.
Decididamente, um homem à frente do seu tempo.