Simone e Adelaide entre os 12 concorrentes à Eurovisão

Simone de Oliveira regressa ao concurso de música 50 anos depois de ter participado pela primeira vez. Adelaide Ferreira também já passou por lá, em 1985.
Publicado a
Atualizado a

"Se me dessem uma Desfolhada ou outro poema acham que eu não ia lá? Ia pois. Olhem, arranjem-me mas é uma cantiga daquelas do caraças e eu vou à Eurovisão." O desafio foi lançado em 2012 por Simone de Oliveira durante um debate sobre a Eurovisão promovido pela Notícias TV. Dois anos depois, a RTP1 arranjou-lhe a "cantiga do caraças" e a cantora aceitou a prova de fogo: no início de março será uma das 12 concorrentes do Festival da Canção. Se ganhar, ruma a Viena, Áustria, para representar Portugal na edição europeia do concurso.

O leque de cantores foi apresentado ontem à tarde nas instalações do canal público e, além de Simone de Oliveira, conta ainda com Adelaide Ferreira. A primeira, que participou no concurso em 1965 com o tema Sol de Inverno e em 1969 com Desfolhada Portuguesa, vai interpretar À Espera das Canções, com composição de Renato Jr. e letra de Tiago Torres da Silva. Já Adelaide, que em 1985 cantou Penso em Ti, Eu Sei, apresentar-se-á em palco com Paz, cuja música e letra são da sua autoria.

A febre do Festival da Canção e da Eurovisão, que há uns anos fazia Portugal vibrar com as prestações lusas, tem vindo a perder calor ao longo dos tempos. Em 2012, Portugal nem sequer chegou a participar devido a questões orçamentais. Este ano, as duas veteranas da música portuguesa vão tentar devolver o espírito festivaleiro ao concurso. "Um bocado da culpa do festival se ter degradado é da minha geração. A determinada altura toda a gente teve medo. Eu, o Paulo de Carvalho, o Fernando Tordo, a Sara Tavares... Toda a gente pensa "Eurofestival? Chiça... E se eu não fico em primeiro?" Por isso é que ninguém quer ir", afirmou Simone de Oliveira durante o mesmo debate.

Aliás, neste Festival da Canção, também Sara Tavares estará presente, se bem que nos bastidores: É ela a autora da música e da letra (esta juntamente com Kalaf Epalanga, dos Buraka Som Sistema) da canção Lisboa, Lisboa, que Rita Seidi, concorrente do mais recente The Voice, vai interpretar.

Curioso é ainda o facto de Simone de Oliveira ter defendido, há dois anos, a presença de fado no Festival. Quando questionada se o futuro do concurso passava por manter as suas raízes ou tornar-se mais pop e abraçar uma música cantada em inglês, a cantora não teve dúvidas. "O que achava muito bem é que se fizesse um Festival da Canção para o qual se levasse fado! Um festival onde estivéssemos mais novos, as Anas Mouras e os Camanés", observou. Desejo cumprido: A fadista Yola Dinis é outra das participantes.

E há mais. Como a Notícias TV avançou em primeira mão na edição da semana passada, Diana Piedade também é concorrente e vai defender a canção Maldito Tempo (de Carlos Massa). Fã de Simone de Oliveira, a cantora algarvia chegou a eleger a estação de comboios de Santa Apolónia, em Lisboa, onde Simone chegou da Eurovisão, em 1969, e era esperada por uma multidão de pessoas. "A minha admiração pela Simone levou-me a tomar a decisão de partir desta mesma estação de comboios no dia em que decidi sair do meu país para seguir atrás de um sonho", afirmou a então concorrente de Ídolos, da SIC. Foi um dia e meio de viagem para chegar à capital francesa. "Fi-lo só para ir de comboio e partir de Santa Apolónia como fez a Simone, em 1969. Admiro-a desde criança", explicou Diana Piedade, que a intérprete de Sol de Inverno também admira. "Ela é um sol, para todos nós, não só neste inverno mas em todos os invernos. Tem a voz, a sensibilidade, o talento, o saber estar em palco e uma coisa fundamental... que é alma. Sem isso não se chega lá", afirmou. Desta vez, vão ser "rivais".

Além de Simone, Adelaide Ferreira, Diana Piedade e Yola Dinis, o Festival da Canção vai receber ainda Gonçalo Tavares, Teresa Radamanto, Leonor Andrade, Filipa Batista, Rubi Machado, Filipe Gonçalves e José Freitas. As semifinais acontecem a 3 e 5 de março, respetivamente, enquanto a final está marcada para dia 7. Estas três galas serão transmitidas em direto dos estúdios da RTP, em Lisboa. O eleito irá representar Portugal no certame europeu, que se realizará em Viena, na Áustria, a 23 de maio, depois das semifinais a 19 de 21 do mesmo mês.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt