Silêncio dos Inocentes e Bambi preservados

Publicado a
Atualizado a

Vinte e cinco novos filmes foram adicionados ao Registo Nacional de Filmes da biblioteca do Congresso dos EUA, entre os quais o Silêncio dos Inocentes que ganhou um Óscar em 1991 e onde Anthony Hopkins veste a pele do homicida Hannibal Lecter.

Entre os contemplados com a honra de fazer parte do Registo estão também Forrest Gump, que deu a Tom Hanks o seu segundo óscar para melhor actor em 1995, o clássico de animação da Disney Bambi e O Garoto de Charlie Chaplin.

Menos conhecidos do público, constam agora também do Registo um filme de um minuto realizado em 1972 que é um dos primeiros exemplares de animações 3D feito em computador e alguns filmes mudos de 1912.

Estas obras foram selecionadas de entre 2228 filmes propostos pelo público norte-americano e correspondem àquilo a que os especialistas consideraram ser "cultural, histórica e esteticamente" significante para ser adicionado ao Registo.

James H. Billington, responsável pela Biblioteca do Congresso desde 1987, afirmou à BBC que "estes filmes foram seleccionados devido à sua contribuição para a cultura americana". Afirmou ainda que "o nosso património deve ser protegido, pois estes tesouros cinematográficos documentam a nossa história e cultura e reflectem os nossos sonhos".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt