Croácia nas meias-finais após desempate nos penáltis

A Rússia despede-se do seu Mundial após um empate 2-2 no prolongamento. Rakitic apontou o penálti decisivo e marcou encontro com a Inglaterra
Publicado a
Atualizado a

A Croácia está nas meias-finais de um Campeonato do Mundo, 20 anos depois. A Rússia lutou muito mas deixa o seu Mundial no desempate por penáltis, após um empate 2-2 no prolongamento.

Os croatas vão defrontar a Inglaterra, quarta-feira, no Estádio Luzhniki, em Moscovo, depois de um jogo em que não foram brilhantes, mas foram mais ofensivos e mostraram mais qualidade que os russos.

Após um início de jogo prometedor, com várias ocasiões junto das balizas, caiu-se depois na monotonia que só foi interrompida por um grande golo de Denis Cheryshev. O extremo do Villarreal aplicou um remate forte, após uma tabela com Dzyuba, que não deu hipóteses ao guarda-redes Subasic.

Só que não durou muito a vantagem da equipa da casa, pois numa das poucas vezes que a equipa russa foi apanhada em contrapé, Mandzukic arrancou e serviu Kramaric, que, de cabeça, fez o empate.

No segundo tempo, a Croácia tomou conta do jogo, impulsionada pelo talento de Luka Mordic e pela subida de rendimento de Rakitic, que se adiantou no terreno após a entrada de Brozovic. Contudo, a boa organização da defesa russa ia dando para resolver os problemas, embora aos 60 minutos Perisic tenha perdido uma grande oportunidade de colocar os croatas na frente, ao rematar uma bola ao poste.

Até aos 90 minutos, as características do jogo mantiveram-se, com a Croácia a mandar e a Rússia à espreita de um erro do adversário. Mas foi no prolongamento que a partida ganhou emoção, apesar do desgaste físico cada vez maior nas duas equipas.

Quando Domagoj Vida colocou a Croácia em vantagem na sequência de um canto aos 101 minutos, pensava-se que a eliminatória estava resolvida. Só que os jogadores russos foram buscar energia que pareciam já não ter e foram para a frente, tendo cabido a Mário Fernandes (defesa-esquerdo nascido no Brasil) fazer o golo que poucos esperavam, ao cabecear um livre bem medido por Dzagoev.

No desempate por penáltis, foi mais feliz a Croácia, que viu Subasic defender um penálti e que beneficiou da forma desastrada como Mário Fernandes não acertou na baliza. É certo que Akinfeev também defendeu um remate de Kovacic, mas nada pode fazer no penálti decisivo marcado por Rakitic.

Jogos e resultados do dia:

Suécia - Inglaterra (0-2)

Rússia - Croácia (2-2, 3-4 nos penáltis)

[HTML:html|graficomundial.html|500|700]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt