SIC Notícias lançada hoje nos EUA

Publicado a
Atualizado a

O canal SIC Notícias é oficialmente lançado hoje nos Estados Unidos.

Numa cerimónia no Sport Clube Português de Newark, em Nova Jérsia, o canal de notícias no cabo da estação de Carnaxide assinala a entrada no pacote de televisão portuguesa da Dish Network, onde estão já a SIC Internacional, a SPT, de Newark, e a RTPI. O canal será comercializado por 24,99 dólares (19,5 euros) por mês.

Ao DN, Ricardo Costa, director de informação da SIC Notícias, revela que as suas expectativas "são as melhores". Ao integrar o pacote de um dos dois maiores operadores norte-americanos de cabo e satélite, espera "duplicar, num ano, a base de dez mil assinantes com que partimos", assume.

"Este é o segundo passo no processo de internacionalização do canal a par de Angola, em relação à qual superámos todas as expectativas", acrescenta, referindo-se aos cerca de cem mil assinantes alcançados. Reforçando a ideia de que é intenção do canal "estar onde se fala português", o responsável não hesita em responder que o próximo passo é o Brasil. "Brasil era onde gostaríamos de estar a seguir", diz. Porém, por ser um "mercado mais difícil", não é possível definir datas. Além de Angola, a SIC Notícias está ainda em Moçambique e Cabo Verde. Lançamentos que ajudam a estação a "não estar tão dependente da PT", refere Ricardo Costa. "São formas de financiamento alternativas", conclui.

Salientando a "importância simbólica do país com uma comunidade portuguesa, que representa cerca de 1,5 milhões de portugueses e luso-descendentes, o director de informação da SIC Notícias explica que o canal serve ainda de "alavancagem" aos pacotes de outros canais portugueses. Daí o acordo com a SPT, que há muito mostrava interesse em entrar com o canal noticioso português num pacote a disponibilizar pela Dish Network.

Para assinalar o lançamento, deslocou-se a Newark uma delegação composta, entre outros, por Ricardo Costa, os jornalistas João Adelino Faria, Ana Lourenço, além operador de câmara Manuel Ferreira.

A estação tem prevista, por volta da meia-noite portuguesa, uma ligação em directo ao jantar de lançamento do canal .

A negociação entre a SIC Notícias e a sua parceira SPT, uma empresa luso-americana de televisão em português criada em 1999 (que substituiu a RTP-USA), durou um ano.

Por seu lado, a Dish Network, criada em 1995 pela EchoStar, chega actualmente a 13 milhões de subscritores. Da sua oferta, segundo a Lusa, fazem parte mais de cem canais em línguas estrangeiras, entre os quais estão seis em português: a RTPI (canal 615), a SPT (650) e a SIC Notícias (599) de Portugal. E ainda a TV Globo (canal 596), TV Record (597) e a RBTI (598), todos do Brasil. Também deste país, a Dish vai disponibilizar, a partir de Janeiro de 2007, o PFC, um canal de futebol 24 horas. A Dish Network oferece aos seus subscritores pacotes que vão desde os 150, cem até aos 50 canais noticiosos, genéricos, temáticos ou étnicos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt