SIC co-produz novo filme do realizador Leonel Vieira

Publicado a
Atualizado a

Considerando que o cinema português é parte integrante da produção nacional da SIC, a estação de Carnaxide apoia o novo filme de Leonel Vieira, Arte de Roubar, sendo co-produtora da película.

"É um dos filmes que vamos fazer no próximo ano, temos grandes expectativas", referiu ontem Francisco Penim, director de programas da SIC, durante a apresentação da fita à imprensa. Afirmando que a estação de Carnaxide apoia "sempre que artisticamente valha a pena", Penim adiantou ainda que há mais uma produção em 2008 em que a SIC estará envolvida, sem revelar pormenores do projecto.

Leonel Vieira espera também muito deste filme, que pode ser classificado como uma comédia negra de acção. "Este é o filme que mais desejei fazer", revelou o realizador. Co--produzido, entre outras, por uma produtora espanhola, Nadie es Perfecto, o filme tem actores estrangeiros. "As parcerias de financiamento internacionais obrigam a estas participações. O que eu tento fazer é criar um guião já a contar com isso", explica Leonel Vieira.

Assim, o filme será distribuído não só em Portugal, através da Lusomundo, mas também em Espanha e no Brasil. Motivo também para que Arte de Roubar tenha três versões: uma em português, outra em inglês e também em espanhol. Para já, apenas está definido que o filme vai estrear-se nas salas de cinema nacionais para Abril do próximo ano. Sem data está ainda a estreia nos outros países, embora a produtora espanhola tenha a intenção que isso aconteça na mesma altura que em Portugal.

Ladrões latinos

Contando com um elenco latino, Arte de Roubar conta a história de dois amigos, Chico e Fuentes, um português e um porto-riquenho, que são expulsos dos Estados Unidos pelas suas "carreiras" no crime. Decidem vir para Portugal à procura do golpe perfeito e decidem roubar um quadro de Van Gogh, no valor de cinco milhões de euros. Só que nem tudo será fácil, pois este encontra-se na herdade da Condessa, que com o seu mordomo fazem o par mau da fita.

Protagonizado pelo português Ivo Canelas (Chico) e o espanhol Enrique Arce (Fuentes), o filme conta ainda com Nicolau Breyner no papel de mordomo e Soraia Chaves como Prima. Pela primeira vez, a actriz despe o papel de sex symbol e protagoniza uma rapariga "infeliz e feia", diz Leonel Vieira. As participações hispânicas ficam completas com Flora Martinez, que interpreta Lola e Magui Mira, no papel da Condessa. O filme está actualmente em rodagem e deverá estar pronto em Dezembro. |

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt