SIC aposta em ficção nacional e altera contrato com Globo

<em>Poderosas</em> estreia-se na segunda-feira na antena e marca o arranque de uma segunda novela portuguesa no horário nobre do canal
Publicado a
Atualizado a

O desejo era antigo - tinha mais de quatro anos, como revelou António Parente (presidente do conselho de Administração da produtora SP Televisão) - e vê na próxima segunda-feira a luz do dia. A partir de agora, a SIC vai passar a ter duas novelas portuguesas em horário nobre. "É um momento histórico para a ficção em Portugal e em particular para a ficção portuguesa na SIC. Entramos numa nova linha de novela [entre as 22.30 e as 23.30] que esperamos vir a conquistar, como conquistámos a primeira linha [entre as 21.30 e as 22.30]. Esta será a primeira de muitas", afirma Gabriela Sobral, diretora de Produção e coordenadora de projetos da SIC.

Poderosas inaugura assim a segunda linha de ficção nacional no horário nobre do canal, mas nem o facto de ser exibida mais tarde fez com que tivesse um investimento inferior a outras produções. "É exatamente o mesmo investimento [de outras novelas]. Obviamente que o slot [publicitário] é outro. Teoricamente seria um investimento mais baixo, mas estamos a fazer duas novelas com a SP Televisão, portanto existe uma rentabilidade de meios, de custos. E conseguimos ter aqui um preço simpático pelas duas novelas, mas claro que é um investimento grande", reitera a responsável, recusando-se a falar de valores. "Um bom negociante não fala de preços", ri-se.

Para concretizar este desejo, o canal de Carnaxide teve que fazer algumas alterações na sua estratégia. Uma delas foi aquando a renegociação do contrato com a brasileira TV Globo, que aconteceu no início do ano: "Diminuímos o contrato com a Globo. Agora temos três novelas, a da hora do almoço, a das 19.00 e a de fim de noite, em vez de serem quatro, como acontecia antes. Esse é um dos impactos", afirma a responsável.

A ficção nacional é, nos dias que correm, um atrativo para o mercado publicitário: "A ficção neste momento é o produto mais apetecível para os anunciantes, mais do que um programa de entretenimento. É diário, está no horário nobre de segunda a sexta-feira, as pessoas sabem que àquela hora está lá a publicidade com personagens muito credíveis, umas mais simpáticas, outras menos, que vendem também o anunciante e o produto", reitera Gabriela Sobral.

Leia mais na edição impressa ou no epaper

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt