Sexy ou sentimental. Aquilo que bebemos determina o nosso estado de espírito

O tipo de bebidas alcoólicas que se bebe influencia as nossa emoções, diz um inquérito
Publicado a
Atualizado a

Por um lado, dão confiança. Por outro, dão sensação de doença. São estas as emoções mais associadas às bebidas espirituosas, segundo um inquérito que teve por objetivo apurar se o estado de espírito ligado ao tipo de bebida influencia a decisão de escolher, por exemplo, entre um gim ou um vinho tinto e a importância que isso tem para os alcoólicos.

Problema de saúde pública, o consumo de álcool está fortemente associado ao tipo de humor associado a uma bebida em particular, diz o inquérito levado a cabo pelo serviço de saúde do País de Gales com base nas respostas de quase 30 mil pessoas de 21 países.

Há emoções positivas, como a energia, a confiança ou o estado de relaxamento, mas há também os sentimentos negativos associados a certas bebidas, como o cansaço, a sonolência ou a agressividade.

Dos inquiridos, 29,8% relataram sentir-se agressivos ao consumirem bebidas espirituosas, mas apenas 2,5% dos consumidores de vinho tinto tiveram esse sentimento. Por outro lado, 59% dizem sentir-se mais confiantes com bebidas espirituosas e apenas 18,8% se sentem mais sexy com o consumo de cerveja. Esse sentimento de estar sexy é mais comum (42,4%) aos consumidores de bebidas espirituosas.

60% dos consumidores de vinho tinto associam a bebida ao cansaço, mas só 15,3% dos que bebem bebidas espirituosas fazem essa ligação. As bebidas espirituosas são também aquelas mais associadas a um caráter mais sentimental, à lágrima fácil (22,2%), enquanto a cerveja é o que é menos ligado a essa emoção (9,8%).

A cerveja, cujo consumo em Portugal aumentou 10% no primeiro semestre deste ano, está sobretudo associada à sensação de relaxamento (49,8%) e confiança (44,5%), mas também à sensação de cansaço (38,9%).

O estudo, que foi publicado no BMJ Open, foi realizado entre novembro de 2015 e janeiro de 2016 e tem respostas de pessoas enre os 18 e 34 anos que tinham consumido bebidas alcoólicas nos 12 meses anteriores.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt