Sete meses depois da morte de Prince é revelado primeiro inédito

Acaba de chegar às lojas a dupla coletânea Prince4Ever, que aos grandes êxitos do músico junta um inédito gravado em 1982. Dos maiores êxitos a singles pouco mediáticos, a coletânea é o primeiro lançamento desde a morte do músico, em abril
Publicado a
Atualizado a

No início do próximo ano, o álbum histórico Purple Rain, que em 1984 serviu de banda sonora ao filme homónimo protagonizado por Prince, será reeditado e com ele será desvendada uma série de temas e gravações inéditas desta fase de ouro do percurso do músico norte-americano. No entanto, antes que o muito material que Prince deixou no seu arquivo de Paisley Park seja divulgado em massa, chega agora às lojas uma coletânea que levanta a ponta do véu, acrescentando às quase quatro dezenas de sucessos um tema inédito, Moonbeam Levels.

[youtube:vHxmctgKFL8]

Prince4Ever é o título da compilação que revela esta nova canção que, apesar de só agora ser editada oficialmente, não é, de facto, totalmente desconhecida entre os fãs mais acérrimos de Prince. Moon- beam Levels foi gravada há mais de três décadas, durante as sessões que viriam a resultar no álbum 1999 (1982), um disco essencial na obra de Prince e que faz parte da sucessão de discos que lançou na década de 1980 que o tornaram não só um fenómeno global mas também uma influência na música e cultura populares que ainda é hoje bem palpável.

Moonbeam Levels acabou por não integrar o alinhamento de 1999, o primeiro álbum do músico que atingiu o top 10 de vendas no mercado norte-americano. Terá então sido substituída pela balada Free. Mas a canção não ficou esquecida ao não ser escolhida para 1999. Aliás, o próprio Prince chegou a considerar integrá-la num projeto no qual começou a trabalhar em 1988 sob o título Rave Unto the Joy Fantastic. No entanto, descontente com o resultado que o processo de escrita e gravação estava a tomar, Prince decidiu pôr um ponto final no projeto, ao qual retomou mais de uma década depois, quando editou o álbum Rave Un2 the Joy Fantastic (1999). Mas mesmo quando retomou o projeto, Moonbeam Levels voltou a ficar de fora da seleção.

No entanto, esta balada R&B que só agora é editada oficialmente foi sendo partilhada pelos muitos admiradores de Prince em várias bootlegs (gravações não oficiais) e Elvis Costello chegou inclusivamente a fazer uma versão do tema em 2013, no tributo a Prince que teve então lugar no Carnegie Hall.

[youtube:udVFCpg5OnU]

A compilação Prince4Ever assinala o primeiro lançamento de música de Prince desde que o músico morreu, a 21 de abril, na sequência de uma sobredose de analgésicos opioides, no complexo de Paisley Park, onde vivia e onde gravou quase toda a sua obra musical, estando aí guardados muitos segredos por revelar, já que era amplamente conhecido o facto de Prince ter gravado muitas horas de música que nunca foram tornadas públicas. Escolher uma canção como Moonbeam Levels como o primeiro inédito a revelar desde a sua morte também não terá sido uma decisão inocente. Não só pelo estatuto de culto que mantinha entre os seus fãs, mas pelo seu ambiente algo soturno, basta citar um par de versos do tema para se compreender: "Please send all your moonbeam levels to me, I"m looking for a better place to die", canta Prince.

Apesar de o músico ter continuado a editar nova música quase até ao dia da sua morte (HitnRun Phase Two, o seu último álbum de estúdio, foi lançado originalmente a 12 de dezembro de 2015), a compilação que agora revela o inédito Moonbeam Levels concentra-se num período preciso do seu percurso, de 1977 (quando editou o seu primeiro álbum, For You) a 1993, altura em que iniciou uma disputa com a editora Warner Bros., que o levou inclusivamente a mudar de nome para um símbolo impronunciável (que é uma junção dos símbolos de masculino e feminino) ou a lançar uma sucessão de álbuns em catadupa de forma a cumprir obrigações contratuais.

Ao todo são 40 as canções que perfazem este Prince4Ever e outra das novidades é a inclusão do tema Batman, single da banda sonora do filme de Tim Burton sobre o super-herói da DC Comics que até hoje nunca tinha sido integrado numa coletânea de êxitos do músico. Não faltam clássicos como Little Red Corvette, When Doves Cry, Purple Rain, Kiss ou Cream, o seu último single a atingir o primeiro lugar da tabela de vendas dos EUA, em 1991, fazendo parte originalmente do álbum Diamonds and Pearls (1991).

Figuram ainda em Prince4Ever uma mão-cheia de singles menos mediáticos na obra do músico, como é o caso de Mountains e Girls & Boys (ambos do álbum Parade, de 1986), Alphabet St. e Glam Slam (do álbum Lovesexy, de 1988) ou Paisley Park (de Around the World in a Day, de 1985), canção com o nome do complexo onde Prince viveu e gravou os seus discos.

[youtube:EUmgl69zvJY]

Hoje, Paisley Park foi transformado em museu, mas estima-se que aí permaneça uma quantidade assombrosa de gravações inéditas e que estavam guardadas num cofre-forte situado debaixo do complexo. Aliás, um ano antes da sua morte, uma investigação jornalística em torno do seu arquivo, que resultou no documentário Hunting for Prince"s Vault, estimou que Prince deixou música suficiente que daria para lançar um álbum por ano durante um século, algo confirmado já após a morte do cantor, quando o Bremer Trust Bank começou a avaliar este arquivo.

[vimeo:123293079]

Moonbeam Levels é um pequeno vislumbre do que esse arquivo poderá ter guardado, sendo certo que a reedição de Purple Rain, marcada para o início de 2017, pode ser o início de uma história de Prince que ainda está por contar.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt