Sete concelhos com risco elevado de incêndio
Em "risco muito elevado" de incêndio estão os concelhos de Vila de Rei (Castelo Branco), Sabugal (Guarda), Ponte de Sor (Portalegre), Coruche, Chamusca, Sardoal e Mação (Santarém).
O IPMA informa também na sua página da Internet que há vários concelhos dos distritos do Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro em "risco elevado" de incêndio.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".
O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13:00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado até ao início da manhã, períodos de chuva, em geral fraca, até ao início da manhã nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes na região Norte.
A previsão aponta ainda para a possibilidade de queda de neve acima dos 1200 metros, vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se gradualmente de noroeste, e sendo moderado a forte no litoral e nas terras altas e pequena descida da temperatura máxima.
No sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do início da tarde, períodos de chuva fraca ou chuvisco até ao final da manhã e vento fraco a moderado de noroeste, sendo moderado a forte no litoral oeste e soprando temporariamente moderado de sudoeste na costa sul do Algarve.
Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores prevêem-se períodos de céu muito nublado e vento em geral fraco a moderado.
Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 18 graus Celsius, no Porto 16, em Faro 23, no Funchal 21 e em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 18.