Sete barras marítimas fechadas devido ao mau tempo

Sete barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outra está condicionada devido à forte agitação marítima, informaram as autoridades marítimas locais.
Publicado a
Atualizado a

As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima.

A barra marítima de Aveiro está fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metro.

O estado do mar levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, 12 distritos sob aviso laranja e três a amarelo por causa da previsão de agitação marítima, vento forte, chuva e queda de neve.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Porto, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima prevendo-se ondas de noroeste que podem atingir os sete metros.

Estes dez distritos vão estar sob aviso laranja entre a 00:00 de hoje e as 12:00 de quinta-feira.

Também sob aviso laranja estão os distritos Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Guarda e Castelo Branco por causa da queda de neve acima dos 600 a 800 metros entre as 03:00 e as 15:00 de hoje.

Ainda por causa da neve, o IPMA colocou os distritos Porto, Viseu, Bragança, Coimbra sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 15:00 de hoje.

O IPMA colocou ainda os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo entre as 00:00 de hoje e as 18:00 de hoje devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora.

Também a Madeira está sob aviso laranja por causa da agitação marítima, com ondas de noroeste de cinco a 5,5 metros entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira, passando depois a amarelo.

Esta situação levou já a Capitania do Porto do Funchal a emitir hoje um aviso de mau tempo para o arquipélago da Madeira, recomendando aos proprietários ou armadores das embarcações para que "tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo".

Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu na terça-feira um alerta amarelo para os distritos de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu entre as 13:00 de hoje e as 20:00 de quarta-feira devido à agitação marítima com ondas até sete metros, chuva, vento forte e queda de neve.

Por isso, a Proteção Civil recomenda à população a ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas e a não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima.

Aconselha ainda a população a adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo em especial cuidado a possível formação de lençóis de água e a acumulação de neve, à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt