Serviço da MAC vai para o São Francisco Xavier

O Centro de Medicina da Reprodução da Maternidade Alfredo da Costa (MAC) vai ser transferido para o Hospital São Francisco Xavier, devendo estar em funcionamento em março, segundo fontes ligadas ao processo.
Publicado a
Atualizado a

Este serviço, que responde aos problemas de infertilidade, foi inicialmente apontado pelo ministro da Saúde como o último a deixar a MAC, cujo encerramento está previsto para este ano, mas deverá em breve ser transferido para o Hospital São Francisco Xavier.

A coordenadora deste serviço, Graça Pinto, confirmou à Lusa esta transferência, adiantando que lhe foi transmitida a intenção de deslocar para o São Francisco Xavier "tudo o que é movível" no serviço da MAC, como portas, bancadas, entre outro material.

Este Centro de Medicina da Reprodução da MAC foi inaugurado a 20 de abril de 2009, após ter estado encerrado para obras, que representaram um investimento de 650 mil euros, com vista ao aumento da capacidade de resposta aos casais com problemas de infertilidade.

Graça Pinto manifesta-se preocupada com a data que tem sido apontada para a abertura do centro no Hospital São Francisco Xavier - 15 de março - pelo efeito que a mesma poderá ter na interrupção dos tratamentos em curso.

"Se as mudanças ocorrerem nesta data, serão interrompidos cerca de cem tratamentos, enquanto se estas ocorrerem em junho e julho, só serão interrompidos cerca de 40, pois neste período já estão previstas as férias e o encerramento para limpezas", disse.

A Lusa falou com uma fonte clínica no Hospital São Francisco Xavier, que confirmou à Lusa que a instituição já está à espera de receber este serviço da MAC, para o que serão feitas obras no espaço que o acolherá.

A mesma fonte revelou que têm existido reuniões com responsáveis da MAC e do São Francisco Xavier com vista à concretização desta transferência.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt